Estratégias dos enfermeiros de emergência frente ao estresse
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7388Palavras-chave:
Enfermagem. Saúde do trabalhador. Esgotamento profissionalResumo
Em ambientes onde existe um contato intenso com pessoas, o individuo se expõe frequentemente a situações que o obrigam a utilizar estratégias de enfrentamento (Coping), o que ocorrem repetidas vezes entre profissionais que trabalham em áreas humanísticas, mais especialmente entre os profissionais da saúde, para controlar a situação de estresse (CAREGNATO; LAUTERT; BIANCHI, 2005). Segundo Faria; Cardoso (2010) definiu o estresse como quebra da homeostase interna. Essa reação de estresse é eliciada por um estressor que consiste em qualquer evento ou situação do ambiente, exigindo um esforço de adaptação. O Coping foi definido como “um esforço cognitivo e comportamental, realizado para dominar, tolerar ou reduzir as demandas externas e internas” (RODRIGUES; CHAVES, 2008). O estudo tem como objetivo ampliar conhecimento científico a respeito das estratégias de coping vivenciadas por enfermeiros que atuam em emergências com a finalidade de viabilizar ações para minimizar e/ou elencar mecanismos de enfrentamento mais adequado para lidar com o estresse. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, baseada em Revisão Bibliográfica Estruturada. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Mérito Científica do Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas, sob protocolo nº 038/2011. A Unidade de Emergência é a porta de entrada do Hospital, onde os profissionais estão diante de vários fatores estressantes. Identificando esses estressores, os mesmos podem obter o controle do estresse com as estratégias de enfrentamento (Coping), ampliando assim sua qualidade de vida no ambiente de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
SILVA, P. A. Estratégias dos enfermeiros de emergência frente ao estresse. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 205–205, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7388. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7388. Acesso em: 4 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Priscila Almeida Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.