Resumo
O cuidado é a essência da enfermagem e envolve um conjunto de práticas, onde o processo educativo faz-se elemento fundamental. Práticas educativas fazem parte da assistência de enfermagem; portanto criar e validar instrumentos que possibilitem a compreensão do paciente sobre a sua doença, facilita a adesão ao tratamento. A insuficiência venosa é uma das causas de afastamento do trabalho, impactando negativamente na sua qualidade de vida2,3,4. O trabalho tem como objetivo desenvolver e validar um instrumento educativo de ações de promoção a saúde para o autocuidado de pessoas com insuficiência venosa. A metodologia utilizada foi a validação de um instrumento educativo para pacientes com insuficiência venosa crônica. Teve como base revisão bibliográfica; o material impresso foi intitulado “Guia de orientação aos pacientes com insuficiência venosa crônica”, contendo orientações sobre prevenção de lesões e informações relacionadas à terapia compressiva, em linguagem simples e clara, com ilustrações originais realizadas pelos autores. O instrumento educativo foi submetido à avaliação de um comitê de 5 especialistas (ou juízes). A participação dos juízes ocorreu mediante carta convite, concordância e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. São escassos trabalhos que enfatizam o processo de construção de manuais ou cartilhas de orientação, deve-se seguir normas técnicas pautadas na literatura científica, em linguagem acessível à população, tornando o material atrativo e de fácil compreensão. Concluiu-se que o instrumento educativo obteve uma concordância de 80% dos juizes. Com a validação desse instrumento, obteve-se aval da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) para ser divulgado na sua página.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Vanessa Cristiani Mesquini Martins
Downloads
Não há dados estatísticos.