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Elaboração e validação de material educativo para pessoas com insuficiência venosa crônica
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Palavras-chave

Descritores. Úlcera varicosa. Cicatrização. Educação em enfermagem. Estudos de validação

Como Citar

MARTINS, Vanessa Cristiani Mesquini. Elaboração e validação de material educativo para pessoas com insuficiência venosa crônica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 203–203, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7386. Acesso em: 10 nov. 2024.

Resumo

O cuidado é a essência da enfermagem e envolve um conjunto de práticas, onde o processo educativo faz-se elemento fundamental. Práticas educativas fazem parte da assistência de enfermagem; portanto criar e validar instrumentos que possibilitem a compreensão do paciente sobre a sua doença, facilita a adesão ao tratamento. A insuficiência venosa é uma das causas de afastamento do trabalho, impactando negativamente na sua qualidade de vida2,3,4. O trabalho tem como objetivo desenvolver e validar um instrumento educativo de ações de promoção a saúde para o autocuidado de pessoas com insuficiência venosa. A metodologia utilizada foi a validação de um instrumento educativo para pacientes com insuficiência venosa crônica. Teve como base revisão bibliográfica; o material impresso foi intitulado “Guia de orientação aos pacientes com insuficiência venosa crônica”, contendo orientações sobre prevenção de lesões e informações relacionadas à terapia compressiva, em linguagem simples e clara, com ilustrações originais realizadas pelos autores. O instrumento educativo foi submetido à avaliação de um comitê de 5 especialistas (ou juízes). A participação dos juízes ocorreu mediante carta convite, concordância e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. São escassos trabalhos que enfatizam o processo de construção de manuais ou cartilhas de orientação, deve-se seguir normas técnicas pautadas na literatura científica, em linguagem acessível à população, tornando o material atrativo e de fácil compreensão. Concluiu-se que o instrumento educativo obteve uma concordância de 80% dos juizes. Com a validação desse instrumento, obteve-se aval da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) para ser divulgado na sua página.
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Copyright (c) 2016 Vanessa Cristiani Mesquini Martins

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