Banner Portal
Contribuições da prática de atividades físicas e laborais na melhoria da saúde e qualidade de vida - programa mexa-se EMBRAPA
PDF

Palavras-chave

Embrapa. Qualidade de vida. Programa mexa-se

Como Citar

ZAMAI, Carlos Aparecido. Contribuições da prática de atividades físicas e laborais na melhoria da saúde e qualidade de vida - programa mexa-se EMBRAPA. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 196–196, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7379. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho objetivou verificar as contribuições de um programa de atividades físicas orientadas (Programa Mexa-se na Embrapa) na melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes após 12 meses de oferecimento. Os principais benefícios à saúde proveniente da prática de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos. O estilo de vida sedentário é um fator de risco dependente para as doenças coronariana e acidente vascular, principais causas de morte no mundo. (Zamai, 2009; Bankoffet al, 2010). Para a coleta de dados foi desenvolvido um protocolo específico contendo perguntas, as quais foram realizadas na Embrapa no mês de setembro - 2012. De um total de 26 pessoas que participam semanalmente das atividades físicas/laboral obtivemos de forma qualitativa as seguintes respostas: 1) Melhora na respiração; 2) Menor nervosismo/ melhora no aspecto psicológico; 3) Recuperação das energias/ maior disposição para o trabalho; 4) Leveza/ bom humor; 5) Integração social; 6) Melhora do condicionamento físico (com as dicas); 7) Melhora no sono. Em aspectos gerais os participantes apontam que houve melhoras: 17 sujeitos apontam os aspectos físicos; 6 aspectos psicológicos e 5 o aspecto social. Verificou-se que através das praticas oferecidas houve melhoras em diversos aspectos. A princípio vimos que a prática de atividades físicas orientadas contribuiu positivamente para a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos sujeitos analisados, onde se recomenda continuidade no desenvolvimento de atividades diárias no setor de trabalho semanalmente. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Aparecido Zamai

Downloads

Não há dados estatísticos.