Construindo pontes na educação religiosa: conhecimento e experiência

Autores

  • Márcia Aparecida Pereira da Silva Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7378

Palavras-chave:

Formação. Educação. Acessibilidade. Inclusão. Religião

Resumo

Este relato de experiência aproxima duas áreas de conhecimento a Ciência da Educação e Saúde, os profissionais de ambas as áreas tem como temas centrais a Educação - formal e não-formal. O objetivo foi fornecer a disciplina Introdução à Educação Especial, do curso de formação teológica para líderes e pastores de crianças e adolescente no âmbito da educação não-formal, pistas, sinais, indícios que pudessem sensibilizar os alunos para as questões de cidadania e também voltar a atenção deles para várias questões, em especial a acessibilidade. Para tanto, solicitou ajuda de profissionais da área da Fonoaudiologia, da Pedagogia e outros profissionais da área da saúde para abordar os temas respectivos a cada área e somar aprendizado com o conhecimento adquirido ao longo da carreira profissional de cada um. A palestra, “Acessibilidade na Igreja” realizada pelo fisioterapeuta Lucas Leonis, desmistificou algumas crendices acerca de algumas deficiências, entenderam um pouco a problemática das questões de mobilidade reduzida em ambientes religiosos. Foram utilizados os seguintes materiais: a apostila oficial do curso que aborda o tema e agrega assuntos importantes do ponto de vista educacional, o que ajudou e muito a didática da aula e o esclarecimento de duvidas e questões levantadas, slides com a temática de maior acessibilidade em praças, shoppings, parques de diversão, conscientização dos alunos no que diz respeito às pessoas com deficiência, processo de inclusão na sociedade e o relato das experiências do profissional. 

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Biografia do Autor

Márcia Aparecida Pereira da Silva Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Este relato de experiência aproxima duas áreas de conhecimento a Ciência da Educação e Saúde, os profissionais de ambas as áreas tem como temas centrais a Educação - formal e não-formal. O objetivo foi fornecer a disciplina Introdução à Educação Especial, do curso de formação teológica para líderes e pastores de crianças e adolescente no âmbito da educação não-formal, pistas, sinais, indícios que pudessem sensibilizar os alunos para as questões de cidadania e também voltar a atenção deles para várias questões, em especial a acessibilidade. Para tanto, solicitou ajuda de profissionais da área da Fonoaudiologia, da Pedagogia e outros profissionais da área da saúde para abordar os temas respectivos a cada área e somar aprendizado com o conhecimento adquirido ao longo da carreira profissional de cada um. A palestra, “Acessibilidade na Igreja” realizada pelo fisioterapeuta Lucas Leonis, desmistificou algumas crendices acerca de algumas deficiências, entenderam um pouco a problemática das questões de mobilidade reduzida em ambientes religiosos. Foram utilizados os seguintes materiais: a apostila oficial do curso que aborda o tema e agrega assuntos importantes do ponto de vista educacional, o que ajudou e muito a didática da aula e o esclarecimento de duvidas e questões levantadas, slides com a temática de maior acessibilidade em praças, shoppings, parques de diversão, conscientização dos alunos no que diz respeito às pessoas com deficiência, processo de inclusão na sociedade e o relato das experiências do profissional.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

PINHEIRO, M. A. P. da S. Construindo pontes na educação religiosa: conhecimento e experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 195–195, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7378. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7378. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida