Atendimento social aos pacientes internados, vítimas de causas externas e supervisão do aluno de graduação em serviço social

Autores

  • Wanilde Barbosa Morais Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7361

Palavras-chave:

Pacientes. Causas externas. Intervenção social. Supervisão de estágio

Resumo

A internação de pacientes vítimas de causas externas se dá através da Unidade de Emergência do HC da Unicamp. Na internação de urgência temos aproximadamente 530 pacientes por mês sendo que parte destes são por causas externas. O Serviço Social realiza acolhimento ao paciente/família, através de busca ativa no leito; É o momento de aproximação do usuário, que demanda exigências quanto ao conhecimento no campo das relações humanas com eficiência técnica, científica e ética, respeitando as singularidades das necessidades do usuário. O presente trabalho em linhas teóricas vem refletir a atividade profissional de atender a população vítima de causas externas ao mesmo tempo em que gera um processo de ensino ao aluno de serviço social, assim como a importância do acolhimento e apoio neste momento de tão fragilidade em que o paciente se encontra. Duas alunas de graduação em serviço social participam deste projeto as quais também atendem os pacientes, realizam escuta qualificada e proporcionam apoio e intervenção quando necessário, supervisionado pela profissional. É realizada uma entrevista social com o paciente ou família sobre a situação vivida. Os dados estão sendo sistematizados para possíveis indicadores. Ao analisar Causas externas (acidentes e violência) as quais vêm sendo reconhecida como saúde pública, constata-se que na saúde é que se encaminham os pacientes - muitas vezes, nos hospitais, pronto atendimento, ambulatórios especializados e outros, após procedimentos retornam ao domicílio com cuidados específicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanilde Barbosa Morais, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MORAIS, W. B. Atendimento social aos pacientes internados, vítimas de causas externas e supervisão do aluno de graduação em serviço social. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 178–178, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7361. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7361. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida