Arte e artesanato, na busca pela qualidade de vida: uma realização profissional

Autores

  • Lisandra Alves Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7356

Palavras-chave:

Artesanato. Qualidade de vida. Motivação. Equilíbrio

Resumo

Buscar um novo propósito, uma nova postura, atitude e ações diante dos infortúnios quando uma doença (vitiligo) se instala e abala a saúde é o objetivo deste texto. Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas (sem pigmentação) na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados. 
A causa disto ainda não está clara, mas fenômenos auto-imunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento ou agravação da doença. A necessidade de reencontrar o equilíbrio e retornar a trajetória da vida da melhor maneira possível é o grande momento de nossas vidas. Com a entrada do artesanato e das artes nesse cenário, temos um grande aliado para a reconquista e a auto-estima de uma pessoa. 
A elaboração de sabonetes decorativos e velas artesanais foi das alternativas para entrada no mundo das artes e serviu como auto terapia e motivação,aliado ao tratamento medico.
O artesanato proporciona contatos com pessoas diferentes, e contribui para um melhor relacionamento interpessoal, agregando valores como autoconhecimento, auto-estima, auto-percepção, conscientização de diversas coisas, bem como, a permuta de idéias e inovações que existem na área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Alves Souza, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOUZA, L. A. Arte e artesanato, na busca pela qualidade de vida: uma realização profissional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 173–173, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7356. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7356. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida