Ambulatório de tratamento e prevenção de recaídas do tabagismo

Autores

  • Mariana Pires Menezes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7351

Palavras-chave:

Tratamento ao Tabagismo. Equipe Multiprofissional. Fumantes. Saúde

Resumo

O tabagismo é um problema de saúde pública, que apresenta grande incidência na população. A partir de um olhar sobre a saúde, que visa, além do atendimento individual, a promoção de saúde e prevenção de doenças, foi implantado no CECOM o Ambulatório de Tabagismo. Contando com uma equipe multiprofissional, semanalmente são desenvolvidas atividades voltadas ao tratamento e prevenção de recaídas ao uso do cigarro.
O ambulatório é aberto aos funcionários e alunos da Unicamp. A porta de entrada é o Grupo Motivacional, um grupo aberto que oferece informações e esclarecimentos ao abandono do cigarro. Após a tomada de decisão sobre cessar o tabagismo, o paciente passa em triagem, que é uma consulta individual a fim de avaliar a motivação e condições para parar de fumar, além de estabelecer o tratamento específico. Após parar de fumar, o paciente passa a frequentar o Grupo Terapêutico. 
Desde o início do ambulatório, foram realizados 180 atendimentos para um total de 48 pacientes. Dos 48 fumantes que iniciaram o tratamento, 35,4% decidiram dar seguimento ao processo terapêutico e passaram em triagem. Após a triagem, 39,4% dos pacientes concluíram o programa, apresentando-se abstinentes até o momento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pires Menezes, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba. Atualmente é psicóloga clínica em Campinas, pela abordagem Cognitiva Comportamental.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MENEZES, M. P. Ambulatório de tratamento e prevenção de recaídas do tabagismo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 168–168, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7351. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7351. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida