Resumo
A Política Nacional de Humanização propõe a realização do acolhimento com avaliação e classificação de risco em serviços de urgência e emergência. Essa forma de atendimento garante que o sujeito seja avaliado de acordo com suas singularidades, conforme seu potencial de risco, agravo ou sofrimento. Objetivo: Relatar a experiência da realização do acolhimento com classificação de risco na Unidade de Emergência Referenciada Adulto do Hospital Estadual Sumaré. Material e método: Foram analisados os dados coletados a partir das fichas de registros dos acolhimentos realizados entre julho de 2011 a julho de 2012. A avaliação de classificação de risco é realizada exclusivamente pelo enfermeiro. Quatro cores são padronizadas, indicando o tempo limite de espera pelo atendimento, sendo as cores: vermelha (atendimento imediato), amarela (atendimento em menos de 15 minutos), verde (atendimento em até duas horas), azul (tempo de espera indeterminado). Pacientes classificados como azul são orientados quanto ao fluxo do atendimento do SUS e a importância da sua vinculação à rede de atenção básica. A utilização dos dados obteve aprovação da instituição de saude onde ocorreu o estudo. Resultados: Durante o período do estudo, foram registrados os dados de 4440 fichas, sendo a média mensal de 370 atendimentos. Em média, 1,92% dos sujeitos foram classificados como vermelho; 13,55% foram classificados como amarelo; 56,63% como verde; e, 36,25% como azul. Considerações finais: O acolhimento com classificação de risco possibilita a reorganização no atendimento dos usuários que procuram espontaneamente o serviço de urgência, garantindo assistência à saúde com segurança e responsabilidade.
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Copyright (c) 2016 Caroline Lopes Ciofi Silva
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