Banner Portal
Acolhendo o aluno ingressante
PDF

Palavras-chave

Graduação. Mentoria. Formação

Como Citar

GOMES, Ademilde Félix. Acolhendo o aluno ingressante. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 165–165, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7348. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Em 2008 foi feito um projeto piloto do programa de mentoria na FEEC. Após este evento, três outros foram organizados em 2009, 2010 e 2011 e os resultados mostraram-se positivos. O objetivo do projeto foi o de acolher o aluno de graduação ingressante que, ao chegar à Universidade, muitas vezes demonstra estar despreparado para a realidade com que se depara. A mentoria não é exatamente semelhante à orientação. Uma diferença fundamental entre ambas é o fato de nessa iniciativa estar envolvida tanto a relação pessoal quanto a profissional. Um orientador pode ou não ser um mentor, dependendo da qualidade da relação. Na mentoria, as necessidades do aluno, assim como a natureza da relação, tendem a mudar e o mentor deve estar atento a estas mudanças. Deve, também, variar o grau, tipo de conselho, informação e encorajamento fornecidos. As quatro edições do evento foram organizadas pela Direção da FEEC com a colaboração das entidades estudantis e de servidores técnico-administrativos. Foram realizados vários encontros com grupos de professores e alunos ingressantes da FEEC e do IC e as oficinas, que tinham o intuito de aproximar estes dois grupos, foram coordenadas por uma psicóloga em 2008, uma psicoterapêuta em 2009, uma psicóloga em 2010 e uma equipe de assessoria de dinâmicas em 2011. É importante que outras iniciativas de acolhimento a alunos ingressantes sejam estimuladas e replicadas na Universidade. Os conselhos e o encorajamento fornecidos podem auxiliar na formação do indivíduo e fazer com que ele seja um profissional mais equilibrado.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ademilde Félix Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.