Resumo
A informática trouxe imensas contribuições para a acessibilidade da leitura e escrita de pessoas com deficiência visual por meio dos recursos sonoros e de ampliação que possibilitam a comunicação, a informação e permitem à pessoa com deficiência visual realizar tarefas profissionais e de lazer. A deficiência visual engloba a cegueira e a baixa visão também chamada de visão subnormal. O objetivo desse estudo é mostrar que no campo escolar a informática contribui para que os alunos com deficiência visual possam desenvolver suas atividades escolares por meio dos recursos sonoros e de ampliação. Nesta pesquisa realizou-se um estudo de natureza qualitativa. Os sujeitos selecionados fazem parte de um grupo de um Programa de Reabilitação do CEPRE, sendo três adultos e seis adolescentes. Os adultos são do sexo masculino e, os adolescentes são três do sexo masculino e três do sexo feminino. Desses sujeitos dois adolescentes do sexo masculino são cegos, sendo um com cegueira congênita e o outro com cegueira adquirida, os demais são baixa visão. Conclui-se que os estudantes adultos fazem uso dos recursos da informática para desenvolverem suas atividades e as instituições de ensino de certa maneira reconhecem esses recursos. No caso dos estudantes adolescentes, embora eles façam uso dos recursos para atividades escolares a busca é maior para atividades de comunicação, e as instituições de ensino não incentivam o uso da informática para fins escolares.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Gonçalves Mendes
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