Resumo
A atuação da Pedagoga na reabilitação de pessoas cegas consiste em desenvolver atividades de leitura e escrita no Sistema Braille. Pesquisas demonstram a importância da leitura no processo de escolarização das pessoas, bem como a importância do aprendizado do Sistema Braille. A leitura é fundamental para o aprendizado da língua escrita. O objetivo deste estudo é mostrar a importância do acervo de livros em braille para a pessoa cega que aprende a ler e escrever. Nesta pesquisa realizou-se um estudo de natureza qualitativa. Os 07 sujeitos selecionados fazem parte de um grupo de um Programa de Reabilitação do CEPRE, adolescentes e adultos, sendo quatro do sexo masculino e três do sexo feminino. Desses sujeitos três são cegos congênitos, sendo dois do sexo feminino e um do sexo masculino, os demais é cegueira adquirida. Nesse estudo vemos o crescente empréstimo de livros em braille no acervo do CEPRE, que também possui livros falados, livros em tinta, dentre outros. Conclui-se quão importante é o acervo em braille e com variedade de títulos para que a pessoa possa escolher o que se quer ler.
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Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Gonçalves Mendes
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