A importância do acervo de livros em braille para o leitor cego

Autores

  • Fátima Aparecida Gonçalves Mendes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7339

Palavras-chave:

Leitura. Cego. Sistema Braille. Livros em braille

Resumo

A atuação da Pedagoga na reabilitação de pessoas cegas consiste em desenvolver atividades de leitura e escrita no Sistema Braille. Pesquisas demonstram a importância da leitura no processo de escolarização das pessoas, bem como a importância do aprendizado do Sistema Braille. A leitura é fundamental para o aprendizado da língua escrita. O objetivo deste estudo é mostrar a importância do acervo de livros em braille para a pessoa cega que aprende a ler e escrever. Nesta pesquisa realizou-se um estudo de natureza qualitativa. Os 07 sujeitos selecionados fazem parte de um grupo de um Programa de Reabilitação do CEPRE, adolescentes e adultos, sendo quatro do sexo masculino e três do sexo feminino. Desses sujeitos três são cegos congênitos, sendo dois do sexo feminino e um do sexo masculino, os demais é cegueira adquirida. Nesse estudo vemos o crescente empréstimo de livros em braille no acervo do CEPRE, que também possui livros falados, livros em tinta, dentre outros. Conclui-se quão importante é o acervo em braille e com variedade de títulos para que a pessoa possa escolher o que se quer ler. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida Gonçalves Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e especialização em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Atua como Pedagoga no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof.Dr. Gabriel O. S. Porto - da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual e no Programa Infantil - Deficiência Visual. Tem experiência na área da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, com ênfase em Educação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Escrita Braille, Tecnologia Assistiva, Inclusão, Cegueira e Baixa Visão.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MENDES, F. A. G. A importância do acervo de livros em braille para o leitor cego. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 156–156, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7339. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7339. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)