A importância do acervo de livros em braille para o leitor cego
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7339Palavras-chave:
Leitura. Cego. Sistema Braille. Livros em brailleResumo
A atuação da Pedagoga na reabilitação de pessoas cegas consiste em desenvolver atividades de leitura e escrita no Sistema Braille. Pesquisas demonstram a importância da leitura no processo de escolarização das pessoas, bem como a importância do aprendizado do Sistema Braille. A leitura é fundamental para o aprendizado da língua escrita. O objetivo deste estudo é mostrar a importância do acervo de livros em braille para a pessoa cega que aprende a ler e escrever. Nesta pesquisa realizou-se um estudo de natureza qualitativa. Os 07 sujeitos selecionados fazem parte de um grupo de um Programa de Reabilitação do CEPRE, adolescentes e adultos, sendo quatro do sexo masculino e três do sexo feminino. Desses sujeitos três são cegos congênitos, sendo dois do sexo feminino e um do sexo masculino, os demais é cegueira adquirida. Nesse estudo vemos o crescente empréstimo de livros em braille no acervo do CEPRE, que também possui livros falados, livros em tinta, dentre outros. Conclui-se quão importante é o acervo em braille e com variedade de títulos para que a pessoa possa escolher o que se quer ler.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
MENDES, F. A. G. A importância do acervo de livros em braille para o leitor cego. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 156–156, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7339. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7339. Acesso em: 9 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Gonçalves Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.