Resumo
O professor surdo, sendo o mediador da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) entre a criança e o mundo, tem um papel de suma importância quando interage com alunos surdos, seus familiares e os profissionais que participam da formação da sua escolaridade e do seu desenvolvimento. A LIBRAS é a primeira língua das crianças surdas e o programa comprova a capacidade de desenvolvimento dessas crianças. O trabalho desenvolvido pelo Programa de Surdez do CEPRE/FCM demonstra, em sua prática, o processo de inserir professor surdo em contato com crianças e adolescentes surdos através da comunicação em LIBRAS. É importante também que os familiares e os professores participem de uma formação nesse meio de comunicação para alcançarem um bom grau de comunicação com seus filhos e alunos. O Programa de Surdez do CEPRE/FCM desenvolve atividades metodológicas para formação de professores da rede escolar e de familiares, com apoio de professores surdos. Através de recursos visuais, práticos, o aprendizado da LIBRA e o contato com o professor de LIBRA surdo, os cuidadores da criança surda são incentivados a participar dessa formação e ampliar canal de comunicação com crianças e adolescentes surdos. A atuação do professor surdo é referencial de cultura e identidade na interação com crianças e adolescentes surdos.
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Copyright (c) 2016 Rosemeire Aparecida Antunes Desidério
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