A importancia do papel do professor surdo de libras no CEPRE

Autores

  • Rosemeire Aparecida Antunes Desidério Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7338

Palavras-chave:

Professor surdo. Língua de Sinais. Identidade Surda. Surdez

Resumo

O professor surdo, sendo o mediador da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) entre a criança e o mundo, tem um papel de suma importância quando interage com alunos surdos, seus familiares e os profissionais que participam da formação da sua escolaridade e do seu desenvolvimento. A LIBRAS é a primeira língua das crianças surdas e o programa comprova a capacidade de desenvolvimento dessas crianças. O trabalho desenvolvido pelo Programa de Surdez do CEPRE/FCM demonstra, em sua prática, o processo de inserir professor surdo em contato com crianças e adolescentes surdos através da comunicação em LIBRAS. É importante também que os familiares e os professores participem de uma formação nesse meio de comunicação para alcançarem um bom grau de comunicação com seus filhos e alunos. O Programa de Surdez do CEPRE/FCM desenvolve atividades metodológicas para formação de professores da rede escolar e de familiares, com apoio de professores surdos. Através de recursos visuais, práticos, o aprendizado da LIBRA e o contato com o professor de LIBRA surdo, os cuidadores da criança surda são incentivados a participar dessa formação e ampliar canal de comunicação com crianças e adolescentes surdos. A atuação do professor surdo é referencial de cultura e identidade na interação com crianças e adolescentes surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Aparecida Antunes Desidério, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007).Possui Pós Graduação Lato Sensu em Libras e Educação de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos e ensino da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes e Surdos. Participa de grupo de pesquisa de Estudos Surdos e Projeto- Avatares Expressivos para a Comunicação na Língua de Sinais Brasileira na Unicamp.Participa da Tutoria Ead - UFSCAR em curso de Educação Musical na disciplina de Libras.Tem experiência na área de Educação Bilíngue. Leciona na Pós Graduação de Libras e Educação de Surdos como na Docência em Libras e Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

DESIDÉRIO, R. A. A. A importancia do papel do professor surdo de libras no CEPRE. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 155–155, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7338. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7338. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida