Utilização da metodologia GEPRO como ferramenta facilitadora na implantação do PALC no Laboratório de Patologia Clínica (LPC) - HC

Autores

  • Valéria Malena Moda Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7331

Palavras-chave:

Auditoria. Planilhas. Laboratório. PALC . Acreditação

Resumo

Implantação da Norma PALC (Selo de qualidade para os laboratórios de análises clínicas), utilizando a metodologia GEPRO como ferramenta facilitadora e de controle em um piloto realizado com o item 7 da Norma - Gestão de Equipamentos e Insumos Dos 17 itens que compões a norma, optou-se pelo item 7 por ser requisito comum nas áreas do LPC e com impacto direto no desempenho e qualidade dos exames liberados. Ferramentas: 
-Desenho do mapa de relacionamento e dos processos 
-Planilhas de desconexões
-Planilhas de atividades 
-5W2H para nortear as melhorias necessárias
-PDSA - 3 ciclos: para avaliar a utilização adequada das planilhas de rastreabilidade referentes aos equipamentos, com criação de um formulário aplicado em forma de auditoria interna, para verificar as não conformidades (NC) e com intervalo de 1 mês entre elas
-Confecção de gráficos comparativos entre áreas geral do Laboratório 
Os resultados mostraram melhora significativa na utilização das planilhas de rastreabilidade entre cada ciclo:
1º PDSA - 33% NC no preenchimento correto das planilhas
2º PDSA -15% NC no preenchimento correto das planilhas
3º PDSA - 3% NC no preenchimento correto das planilhas
Após cada ciclo, alguns processos foram redesenhados e os colaboradores treinados para sanar as desconexões encontradas.
A metodologia mostra eficiência, pois oferece ferramentas que padronizam e norteiam o trabalho de forma organizada e segura, facilitando a visualização das desconexões dos processos, o tratamento a ser dado a cada uma delas e a manutenção das mudanças implantadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Malena Moda, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MODA, V. M. Utilização da metodologia GEPRO como ferramenta facilitadora na implantação do PALC no Laboratório de Patologia Clínica (LPC) - HC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 89–89, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7331. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7331. Acesso em: 28 set. 2022.