Sistema de gerenciamento de restaurantes da prefeitura universitária

Autores

  • Miriã Rafante Bernardino Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7324

Palavras-chave:

Restaurante. Gerenciamento. Prefeitura. Ata de registro de preços

Resumo

O sistema de gerenciamento de restaurantes (SGR) foi criado visando facilitar e possibilitar o completo controle dos restaurantes, na área administrativa e de produção, além de garantir a corretude das operações. Isso é feito no SGR através do planejamento e rastreabilidade das entradas e saídas do estoque.  As entradas são feitas por diversos tipos de compras, como ata de registro de preços, dispensa de licitação, adiantamento entre outras; o sistema acompanha, cada uma destas compras, desde sua licitação, cotação, empenho, elaboração e encaminhamento do pedido de entrega até o recebimento e pagamento; sem saldo orçamentário ou sem atender às condições legais o sistema impede que estas compras sejam realizadas.  As saídas ocorrem através das requisições e transferências entre unidades. As requisições são geradas a partir do planejamento que é a associação de um cardápio composto por receitas e do número de refeições previstas a uma data e refeição (almoço, jantar, etc). Ou seja, o sistema permite o controle da produção, desde o cadastro de uma receita até o fornecimento da quantidade necessária de cada item para atender o planejado bem como os custos total e per capita da refeição. O sistema ainda concilia entradas e saídas planejadas de cada item e lista todas as ocorrências a partir dos dias em que o saldo planejado seria insuficiente para atender ao gasto planejado.  O sistema emite relatórios para níveis gerenciais, administrativos e de produção, facilitando o controle e gerenciamento, ele facilita as rotinas de controle e garante que estejam dentro das condições estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriã Rafante Bernardino, Universidade Estadual de Campinas

Bachelor degree in Computer Science by State University of Campinas (2011) and Services Director at State University of Campinas since 2010.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

BERNARDINO, M. R. Sistema de gerenciamento de restaurantes da prefeitura universitária. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 82–82, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7324. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7324. Acesso em: 28 set. 2022.