Banner Portal
Reestruturação organizacional da divisão de nutrição e dietética do hospital de clinicas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Estrutura organizacional. Multifunção. DND

Como Citar

KINCHOKU, Harumi. Reestruturação organizacional da divisão de nutrição e dietética do hospital de clinicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 75–75, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7317. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O Hospital vinha se preparando para uma reestruturação, a partir do qual uma nova proposta de estrutura organizacional foi elaborada. 
A Divisão de Nutrição e Dietética (DND), no avanço dos trabalhos para a adequação do seu quadro de pessoal, foi a área piloto a implementar o projeto. 
O trabalho desenvolvido foi amplo e complexo envolvendo desde a revisão da estrutura do organograma assim como a revisão de todos os processos da DND. O quadro de pessoal foi adequado frente a nova política de Recursos Humanos (RH) e a nova carreira com ocupações mais abrangentes
Neste contexto, foi criada e implantada uma ocupação com atividades multiprofissionais para auxiliares de cozinha e copeiro hospitalar designados “auxiliar de nutrição” que posteriormente foi replicado aos cozinheiros e aos administrativos. O projeto foi desenvolvido em etapas no período de novembro de 2000 a dezembro de 2001. Na primeira etapa, foram realizadas oficinas para entendimento do projeto e redesenho dos macros processos das áreas. A segunda etapa foi de sensibilização e treinamento prático da “multifunção” para toda equipe. Na terceira etapa, foi realizado o redesenho dos processos das áreas que integram a DND com os funcionários, clientes internos, clientes externos, RH e Assessoria da Qualidade. O projeto resultou na organização e padronização dos processos e otimização de RH. Proporcionou à equipe uma visão global do serviço, o resgate da auto estima e da solidariedade entre os funcionários, a cultura da melhoria contínua e o fortalecimento do trabalho em equipe.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Harumi Kinchoku

Downloads

Não há dados estatísticos.