Reestruturação organizacional da divisão de nutrição e dietética do hospital de clinicas da UNICAMP

Autores

  • Harumi Kinchoku Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7317

Palavras-chave:

Estrutura organizacional. Multifunção. DND

Resumo

O Hospital vinha se preparando para uma reestruturação, a partir do qual uma nova proposta de estrutura organizacional foi elaborada. 
A Divisão de Nutrição e Dietética (DND), no avanço dos trabalhos para a adequação do seu quadro de pessoal, foi a área piloto a implementar o projeto. 
O trabalho desenvolvido foi amplo e complexo envolvendo desde a revisão da estrutura do organograma assim como a revisão de todos os processos da DND. O quadro de pessoal foi adequado frente a nova política de Recursos Humanos (RH) e a nova carreira com ocupações mais abrangentes
Neste contexto, foi criada e implantada uma ocupação com atividades multiprofissionais para auxiliares de cozinha e copeiro hospitalar designados “auxiliar de nutrição” que posteriormente foi replicado aos cozinheiros e aos administrativos. O projeto foi desenvolvido em etapas no período de novembro de 2000 a dezembro de 2001. Na primeira etapa, foram realizadas oficinas para entendimento do projeto e redesenho dos macros processos das áreas. A segunda etapa foi de sensibilização e treinamento prático da “multifunção” para toda equipe. Na terceira etapa, foi realizado o redesenho dos processos das áreas que integram a DND com os funcionários, clientes internos, clientes externos, RH e Assessoria da Qualidade. O projeto resultou na organização e padronização dos processos e otimização de RH. Proporcionou à equipe uma visão global do serviço, o resgate da auto estima e da solidariedade entre os funcionários, a cultura da melhoria contínua e o fortalecimento do trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harumi Kinchoku, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e mestrado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Medicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Diretora da Divisão de Nutrição do HC/Unicamp, tem experiencia na área de Nutrição com enfase em gestão e nutrição clinica. Atua também como preceptora da residência multiprofissional em saúde e supervisora titular do curso de aprimoramento profissional e especialização Latu Sensu em Nutrição Hospitalar ambos da Faculdade de Ciências Medicas, coordena o estagio curricular do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp realizado no HC.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

KINCHOKU, H. Reestruturação organizacional da divisão de nutrição e dietética do hospital de clinicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 75–75, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7317. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7317. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)