A ética no processo interpretativo da língua de sinais

Autores

  • Andrea Da Silva Rosa Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Ines Bacellar Monteiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7307

Palavras-chave:

Ética. Intérprete de língua de sinais

Resumo

Este trabalho é um recorte de um estudo maior que pretende investigar o que significa ser ético durante a interpretação da língua de sinais.  Temos assistido, nas últimas décadas, a um processo curioso: a elevação da ética a tema de grande importância, fora dos círculos estritamente filosóficos inclusive nos Estudos da Tradução tem sido um tema recorrente.  O objetivo desse estudo é problematizar o conceito de ética para a interpretação em língua de sinais. O corpus será o capítulo 1, artigo 1°: O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais, as quais foram confiadas a ele. - Código de Ética do Intérprete de Língua de Sinais – ILS —, código reconhecido pela Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo – FENEIS. Por que analisar o Código de Ética dos Intérpretes de Sinais do Brasil? O ILS é um sujeito constituído na e pela linguagem, que não é transparente: tem seu sentido dado pela história e pela ideologia. Se considerarmos que, para Bakhtin, a ética é um modo de relacionamento do indivíduo consigo mesmo, a questão que se coloca é eminentemente prática. Não se trata de investigar seu conteúdo, de propor um fundamento que volte a legitimar um código (ainda que mínimo), mas de perguntar-se como o intérprete da língua brasileira de sinais se constitui sujeito ético de suas ações. 

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Biografia do Autor

Andrea Da Silva Rosa, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Maria Ines Bacellar Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

DA SILVA ROSA, A.; BACELLAR MONTEIRO, M. I. A ética no processo interpretativo da língua de sinais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 91–91, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7307. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7307. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão