A áfrica em seus múltiplos aspectos

Autores

  • Edison Cardoso Lins Universidade Estadual de Campinas
  • Inaida Pires Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7306

Palavras-chave:

Ensino médio. Literatura africana. Estágio curricular. Eja. Educação de jvens e adulltos

Resumo

A atuação como professor de ensino médio da rede estadual possibilita sermos orientadores de estágio currícular obrigatório. A EE Prof. Hilton Federici, situada em Barão Geraldo é bastante procurada por alunos da Unicamp para cumprimento deste estágio. No 1o. semestre de 2012 foi desenvolvido, dentro do estágio, orientado por mim, para uma aluna do IEL/unicamp, um trabalho necessário e inédito. A literatura africana, sobretudo pelos países da África em que se fala o português, deve fazer parte do currículo dos estudos de linguagem e de literatura no currículo do ensino médio. Sob minha orientação a estagiária preparou diversos slides mostrando diversos aspectos do continente africano. O material ressaltou que a realidade africana é diversificada, inclusive nos aspectos turísticos, contrariando a ideia de que a África só possui problemas.  Imagens de uma África, de um lado desconhecida e de outro parte importante de influência para o Brasil. foi mostrada a alunos do ensino médio e da EJA-Educação de Jovens e Adultos. E no mês de maio, próximo da data da àfriica no Brasil os launos estiveram na Unicamp, onde assistiram e participaram de um show com evidências da cultura e manifestações da cultura africana.  Os resultados, junto aos alunos participantes, não poderia ter sido melhor. Uma experiência de interação com alunos com possibilidades múltiplas de contribuição da Unicamp para a melhoria e a atualização da educação básica brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Lins, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Inaida Pires, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

CARDOSO LINS, E.; PIRES, I. A áfrica em seus múltiplos aspectos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 90–90, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7306. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7306. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão