Programa de estágio docente - redesenho do processo

Autores

  • Myrian Cristina de Freitas Lorenzetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7303

Palavras-chave:

Programa de estágio docente. Dedesenho de processo. Gestão de processo

Resumo

O Programa de Estágio Docente possibilita ao Pós-Graduando a experiência docente, atende à obrigatoriedade para bolsistas CAPES e alinha-se com o PLANES (2007-2010) na área de Ensino. Envolve: gerenciamento de cotas, matrícula e registro em Histórico Escolar, pagamento de bolsas, elaboração e análise de projetos e relatórios, emissão de Certificado. Envolveu 11.101 pós-graduandos (anuário 2011), professores e funcionários da universidade, 22 IES da Unicamp, INOVA, COTUCA e CEL. Evolução: 1149 estagiários em 2009, 1699 em 2012, voluntários e remunerados. Investimento: R$ 3 milhões em 2011,e R$ 1,2 milhão no 1º semestre de 2012. Projeto PED-GEPRO recebeu Prêmios PAEPE/2012 Local e Geral. MÉTODOS – aplicação das ferramentas sugeridas no curso GEPRO (turma 7, maio - outubro/2011). RESULTADOS - 47 ações propostas, 27 implementadas. 32 desconexões,18 solucionadas. Extinção da troca de emails com dados imprecisos eliminando retrabalhos. Agilidade e confiabilidade dos dados: inserção automática dos estagiários no sistema acadêmico para vínculo e matricula. Inserção de consistências dos dados na intranet da PRPG, baseadas nos dados do sistema acadêmico da DAC para inserções no sistema; Inclusão da data de Período de Estágio, para emissão correta dos Certificados. Geração eletrônica dos Formulários, reduzindo o tempo de verificação dos documentos eliminando correções. Padronização das informações com a definição e divulgação de regras mais claras.CONSIDERAÇÕES GERAIS - o projeto PED recebeu verba do Edital de Fomento do GEPRO para elaboração do Manual de Procedimento para as SPGs e CPGs, para: conscientização das etapas do processo, melhoria da comunicação entre áreas envolvidas, padronizar informações.

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Biografia do Autor

Myrian Cristina de Freitas Lorenzetti, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

LORENZETTI, M. C. de F. Programa de estágio docente - redesenho do processo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 66–66, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7303. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7303. Acesso em: 28 set. 2022.