Processar artigos de uso único : Uma polêmica em saúde. Atuação do grupo de reuso no hospital de clínicas HC – UNICAMP

Autores

  • Mirtes Loeschner Leichsenring Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7299

Palavras-chave:

Esterilização. Reuso de artigos

Resumo


Reutilizar produtos “de uso único”, na Saúde, é um fenômeno mundialmente discutido, que envolve a sociedade, sendo causa de impacto econômico nas Unidades de Saúde. O Setor de Epidemiologia Hospitalar do Hospital de Clínicas Unicamp, preocupado com a qualidade da limpeza dos artigos, segurança do paciente e cumprimento da legislação, realizou em março de 2012, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas, um fórum de discussão com apoio e logística do GGBS, sobre reprocessamento de artigos de uso único. O objetivo foi divulgar os resultados e o impacto do reuso na sociedade. O evento foi programado para um público de 120 pessoas, com divulgação eletrônica aos hospitais. Como resultado houve a participação de 265 profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dos participantes, 93% foram do Estado de São Paulo e 7% outros Estados: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.  As discussões foram muito produtivas, fazendo com que os profissionais refletissem uma prática de reuso de forma segura. Diante da dificuldade em padronizar o processamento de artigos de uso único por todas as instituições de saúde, se faz necessário a elaboração de futuros eventos e discussões sobre o tema. Foi elaborado um documento institucional à ANVISA, apontando questões polêmicas relativas às dificuldades encontradas devido a falta de protocolos validados para o reuso de artigos por todas as instituições de saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirtes Loeschner Leichsenring, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1982). Habilitação em Enfermagem Médico Cirurgica pela UNIRIO Cursando mestrado em Clinica Medica pela FCM. Atualmente é enfermeira do Hospital de Clinicas da Universidade Estadual de Campinas, atuando no Controle de Infecçao Hospitalar.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

LEICHSENRING, M. L. Processar artigos de uso único : Uma polêmica em saúde. Atuação do grupo de reuso no hospital de clínicas HC – UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 61–61, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7299. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7299. Acesso em: 26 set. 2022.