O uso de protocolo verbal como metodologia qualitativa-cognitiva de avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais universitárias

Autores

  • Roberta Cristina Dal Evedove Tartarotti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7293

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Bibliotecas digitais. Protocolo verbal. Usabilidad. Biblioteca Digital da Unicamp

Resumo

A tendência mundial das bibliotecas universitárias é dispor seus acervos de forma eletrônica/digital, visando à conservação e/ou disponibilização de seus conteúdos, alterando as formas de produção, armazenamento, processamento e disseminação da informação. Neste cenário, destaca-se a importância das Bibliotecas Digitais no contexto acadêmico. A pesquisa objetivou avaliar a usabilidade da Biblioteca Digital da Unicamp utilizando a metodologia do Protocolo Verbal. Foram selecionados três sujeitos para a realização dos testes: estudante de graduação, estudante de pós-graduação e bibliotecário. Os resultados apontaram dificuldades dos sujeitos em realizar determinadas tarefas pré-determinadas no site. Entretanto, acredita-se que alguns dos problemas de usabilidade detectados foram resolvidos pela nova versão no site da Biblioteca Digital da Unicamp. Como considerações finais, ressalta-se que testes de usabilidade são essenciais para que problemas sejam detectados e melhorias sejam planejadas e implantadas para uma eficiente recuperação da informação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Cristina Dal Evedove Tartarotti, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista, São Carlos/SP. Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília/SP, onde foi bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC. Bibliotecária supervisora na área de Gestão de Coleções da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central César Lattes - Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP. Tem interesse nos seguintes temas: organização e representação do conhecimento, tratamento temático da informação, catalogação de assunto, indexação, avaliação da indexação, sistemas de recuperação da informação, política de indexação, protocolo verbal, classificação, ontologias, Campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

TARTAROTTI, R. C. D. E. O uso de protocolo verbal como metodologia qualitativa-cognitiva de avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais universitárias. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 55–55, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7293. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7293. Acesso em: 28 set. 2022.