Banner Portal
O uso de protocolo verbal como metodologia qualitativa-cognitiva de avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais universitárias
PDF

Palavras-chave

Bibliotecas universitárias. Bibliotecas digitais. Protocolo verbal. Usabilidad. Biblioteca Digital da Unicamp

Como Citar

TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal Evedove. O uso de protocolo verbal como metodologia qualitativa-cognitiva de avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais universitárias. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 55–55, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7293. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

A tendência mundial das bibliotecas universitárias é dispor seus acervos de forma eletrônica/digital, visando à conservação e/ou disponibilização de seus conteúdos, alterando as formas de produção, armazenamento, processamento e disseminação da informação. Neste cenário, destaca-se a importância das Bibliotecas Digitais no contexto acadêmico. A pesquisa objetivou avaliar a usabilidade da Biblioteca Digital da Unicamp utilizando a metodologia do Protocolo Verbal. Foram selecionados três sujeitos para a realização dos testes: estudante de graduação, estudante de pós-graduação e bibliotecário. Os resultados apontaram dificuldades dos sujeitos em realizar determinadas tarefas pré-determinadas no site. Entretanto, acredita-se que alguns dos problemas de usabilidade detectados foram resolvidos pela nova versão no site da Biblioteca Digital da Unicamp. Como considerações finais, ressalta-se que testes de usabilidade são essenciais para que problemas sejam detectados e melhorias sejam planejadas e implantadas para uma eficiente recuperação da informação. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Roberta Cristina Dal Evedove Tartarotti

Downloads

Não há dados estatísticos.