Resumo
Introdução: No inicio do ano de 2012, a equipe gestora da Creche Área da Saúde/UNICAMP, em reunião de planejamento instigou em seu grupo de trabalho diretrizes nas ações iniciadas no ano de 2011 no que se refere ao planejamento, organização do tempo e espaço. Métodos: Através da realização de reuniões pedagógicas em grupos e utilização de materiais disponíveis na creche como: armários de madeira, espelhos, tapetes, suportes para livros, entre outros, além de confeccionarmos objetos/materiais alternativos para composição dos espaços. A fim de darmos outras possibilidades para as crianças.Resultados: A educação infantil possui características particulares no que se refere a organização dos espaços. Temos tido como resultados a construção e reformulação de espaços educativos e coletivos, proporcionando as crianças espaços de exploração, experimentação e vivências de diferentes situações e com diferentes materiais.Considerações finais: A fim de agir como um educador para a criança, o ambiente precisa ser flexível; deve passar por uma modificação freqüente pelas crianças e pelos professores a fim de permanecer atualizado e sensível às suas necessidades de serem protagonistas na construção de seu conhecimento.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Carla Iolanda Torete
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