O espaço da creche: terceiro educador

Autores

  • Carla Iolanda Torete Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7292

Palavras-chave:

Educação infantil. Organização de espaço. Crianças pequenas

Resumo

Introdução: No inicio do ano de 2012, a equipe gestora da Creche Área da Saúde/UNICAMP, em reunião de planejamento instigou em seu grupo de trabalho diretrizes nas ações iniciadas no ano de 2011 no que se refere ao planejamento, organização do tempo e espaço. Métodos: Através da realização de reuniões pedagógicas em grupos e utilização de materiais disponíveis na creche como: armários de madeira, espelhos, tapetes, suportes para livros, entre outros, além de confeccionarmos objetos/materiais alternativos para composição dos espaços. A fim de darmos outras possibilidades para as crianças.Resultados: A educação infantil possui características particulares no que se refere a organização dos espaços. Temos tido como resultados a construção e reformulação de espaços educativos e coletivos, proporcionando as crianças espaços de exploração, experimentação e vivências de diferentes situações e com diferentes materiais.Considerações finais: A fim de agir como um educador para a criança, o ambiente precisa ser flexível; deve passar por uma modificação freqüente pelas crianças e pelos professores a fim de permanecer atualizado e sensível às suas necessidades de serem protagonistas na construção de seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Iolanda Torete, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

TORETE, C. I. O espaço da creche: terceiro educador. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 54–54, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7292. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7292. Acesso em: 24 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)