Banner Portal
Migração de BI utilizando a ferramenta pentaho community edition com postgres
PDF

Palavras-chave

Inteligencia de negócios. Banco de dados. Postgresql. Pentaho

Como Citar

BARBAN, Lidia Regina de Carvalho Freitas. Migração de BI utilizando a ferramenta pentaho community edition com postgres. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 51–51, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7289. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Objetivando suprir a necessidade de informações gerencias sobre a produção físico-financeiro do HC pela administração, foi criado um BI utilizando as técnicas de modelagem multidimensional, e utilizado como protótipo, a ferramenta ACCESS para abrigar os dados e o desenvolvimento de consultas pré-determinadas para responder as questões demandadas.
O ACCESS não é uma ferramenta apropriada para o desenvolvimento de um Modelo de BI, e alguns problemas já evidentes, como o processo de carga ETL, volume histórico dos dados, concorrência, segurança dos dados, flexibilidade de construção de pesquisas, necessitam de soluções. 
Com a implantação do PostgresSQL 9.0, a maior disponibilidade de mídia de armazenamento on-line, decidiu-se migrar este modelo para uma ferramenta livre apropriada: Pentaho Community Edition.
A partir da escolha do projeto piloto outras tarefas se fizeram necessárias: Implementação do Data Warehouse utilizando o Banco de dados Postgresql; Ajustes nos dados do modelo do BI Financeiro; Processo de ETL - Carga os dados do Access para Postgresql; Configuração do Pentaho ao Postgresql; Desenvolvimento das Análises; Desenvolvimento dos Relatórios
A implementação da ferramenta de BI - Pentaho prove a resolução dos problemas de ETL, concorrência , integridade e segurança no acesso aos dados e maior disponibilidade de acesso (plataforma web-intranet)
Com a migração do BI para o Pentaho, estaremos habilitados a desenvolver painéis de controle gerenciais (Dashboard) e a disponibilizar aos usuários a construção de seus próprios relatórios com a formatação e o detalhamento desejados. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Lidia Regina de Carvalho Freitas Barban

Downloads

Não há dados estatísticos.