Indicador de qualidade de caixa cirúrgica: gestão do enfermeiro? Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7282Palavras-chave:
Gestão. Papel do enfermeiro. Indicador de qualidade em assistência à saúde. ComunicaçãoResumo
A Central de Material e Esterilização (CME) vem passando por modificações estruturais, metodologias de trabalho, enfermeiros mais atualizados e qualificados. O enfermeiro de CME é fundamental para o gerenciamento do processo de trabalho, sendo importante planejar de maneira eficiente e capaz de interagir com as unidades consumidoras. Partindo do poder de decisão que o enfermeiro do HES conquistou frente ao planejamento para uma assistência segura, os enfermeiros da CME criaram um documento para avaliar intercorrências com as caixas cirúrgicas em relação à qualidade dos instrumentais. Chamado de Indicador de Avaliação de Caixa Cirúrgica com a finalidade de melhorar a comunicação entre os blocos cirúrgicos e conseqüentemente a qualidade do instrumental. Análise das críticas realizadas pelas equipes médicas quanto à qualidade dos instrumentais utilizados em sala operatória e que eram colocadas nas reuniões e que não chegavam aos enfermeiros da CME. Diante da dificuldade em manter um diálogo com as equipes, resolveu-se elaborar um documento disponibilizá-lo em salas operatórias facilitando a notificação da ocorrência encontrada no instrumental. Os dados passaram a ser consolidados mensalmente. Obteve-se um índice de 80% de resolução imediata e 20% de fichas aguardando substituição do material. Este documento já está em vigor há dois anos. Percebeu-se a importância na melhoria das relações comunicativas e consequentemente a melhoria dos instrumentais utilizados. A experiência apresentada neste relato trouxe maior resolução dos problemas encontrados nas caixas cirúrgicas servindo de subsídios para uma prática mais segura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
BECK, E. M. da S. Indicador de qualidade de caixa cirúrgica: gestão do enfermeiro? Relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 44–44, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7282. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7282. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 1 - Administração e Gestão
Licença
Copyright (c) 2016 Edna Maria da Silva Beck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.