Gestão em educação infantil: rumo às transformações

Autores

  • Roberta Rocha Borges Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7275

Palavras-chave:

Gestão. Educação infantil. Creche

Resumo

No final de 2009, a Divisão de Educação Infantil e Complementar da UNICAMP/ DEdIC é assumida por uma nova diretoria a qual traçou a pedido da Coordenadoria da Diretoria Geral de Recursos Humanos – DGRH, um planejamento estratégico para conhecer, avaliar e, então, adequar o trabalho pedagógico a partir da Constituição Federal/88 da LDBEN 9394/96 e do Estatuto da Criança e do Adolescente – a educação como direito da criança
Por meio da “Pedagogia em Participação” e “Pedagogia da escuta”, utilizou-se esse tipo de metodologia, que partem da necessidade e interesse dos diretores, coordenadores, professores, crianças e da comunidade usuária, para a elaboração do plano gestor. Após a elaboração do plano gestor, as seguintes, ações de implantação foram concretizadas: reestruturou-se o organograma; Instituiu-se o Centro Interno de Estudos, Memória e Pesquisa da Infância; foram elaborados projetos para: pintura do prédio, compra de mobiliário adequado às crianças e aos professores e recursos tecnológicos; registrou-se, organizou-se e publicou-se os trabalhos dos profissionais; fortaleceu-se as comissões com a participação dos professores para a democratização e agilização dos trabalhos pedagógicos emergentes; proporcionou-se maior aproximação entre as famílias das crianças; organizou-se projeto para elaborar uma Proposta Curricular.
Essas foram algumas ações necessárias para que as transformações e mudanças fossem, e continuam sendo, implantadas com a participação de todos. Acredita-se que a Educação não é o único caminho, mas tem uma grande parcela de contribuição para a construção de um mundo mais justo para todos e uma escola aberta às diferenças. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rocha Borges, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Genebra (2006). 

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

BORGES, R. R. Gestão em educação infantil: rumo às transformações. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 37–37, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7275. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7275. Acesso em: 6 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)