Gestão de documentos arquivísticos digitais na faculdade de ciências médicas: cursos e treinamentos para preservação da memória institucional

Autores

  • Ivan Luiz Martins Franco Amaral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7268

Palavras-chave:

Faculdade de ciências médicas. Arquivologia. Gestão documental

Resumo

A Comissão Setorial de Arquivos FCM/Unicamp tem como um dos seus objetivos, desde a sua constituição em 2006, alterar alguns paradigmas existentes entre comunidade da Faculdade com relação à produção, guarda e destinação final da documentação institucional, bem como alinhar as novas demandas referentes às transformações tecnológicas que se apresentam. Tem buscado alcançar esse objetivo, mediante o trabalho de conscientização aos produtores e gerenciadores documentais, utilizando-se sistematicamente de eventos com temáticas relacionadas à Gestão Documental, objetivando uma mudança de paradigma e consequentemente um ganho significativo Apresentar e descrever ações para gestão de documentos digitais na Faculdade de Ciências Médicas, cuja diretriz é a conscientização e educação mediante a Resolução Unicamp Gr n.º 17/2011. O projeto de gestão de documentos digitais na Instituição teve início, após a publicação da Resolução Unicamp GR n.º 17/2011, que pode ser dividido: estudo da Resolução GR n.º 17/2011, parceria com a informática da Faculdade, elaboração de folders educativos, organização de fórum e workshop técnicos e práticos em gestão e organização de documentos arquivísticos digitais. Pretende-se que o tema seja aprofundado em suas questões específicas dos ambientes computacionais da FCM, possibilitando um melhor conhecimento destas ferramentas e a distinção da maneira de armazenar, evitando danos e perdas de documentação institucional e alcançando melhores resultados posteriores com uma abordagem continuada da temática. Pretende-se que a comunidade da FCM entenda a relação da informática e a sua responsabilidade com a gestão de documentos originalmente gerados em meio digital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Luiz Martins Franco Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2009) e especialização em MBA: Gestão de Unidade de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista de São Carlos(2013). Atualmente é Assistente Administrativo do Centro de Memória e Arquivo da FCM/UNICAMP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

AMARAL, I. L. M. F. Gestão de documentos arquivísticos digitais na faculdade de ciências médicas: cursos e treinamentos para preservação da memória institucional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 30–30, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7268. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7268. Acesso em: 1 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)