Banner Portal
Gestão de documentos arquivísticos digitais na faculdade de ciências médicas: cursos e treinamentos para preservação da memória institucional
PDF

Palavras-chave

Faculdade de ciências médicas. Arquivologia. Gestão documental

Como Citar

AMARAL, Ivan Luiz Martins Franco. Gestão de documentos arquivísticos digitais na faculdade de ciências médicas: cursos e treinamentos para preservação da memória institucional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 30–30, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7268. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A Comissão Setorial de Arquivos FCM/Unicamp tem como um dos seus objetivos, desde a sua constituição em 2006, alterar alguns paradigmas existentes entre comunidade da Faculdade com relação à produção, guarda e destinação final da documentação institucional, bem como alinhar as novas demandas referentes às transformações tecnológicas que se apresentam. Tem buscado alcançar esse objetivo, mediante o trabalho de conscientização aos produtores e gerenciadores documentais, utilizando-se sistematicamente de eventos com temáticas relacionadas à Gestão Documental, objetivando uma mudança de paradigma e consequentemente um ganho significativo Apresentar e descrever ações para gestão de documentos digitais na Faculdade de Ciências Médicas, cuja diretriz é a conscientização e educação mediante a Resolução Unicamp Gr n.º 17/2011. O projeto de gestão de documentos digitais na Instituição teve início, após a publicação da Resolução Unicamp GR n.º 17/2011, que pode ser dividido: estudo da Resolução GR n.º 17/2011, parceria com a informática da Faculdade, elaboração de folders educativos, organização de fórum e workshop técnicos e práticos em gestão e organização de documentos arquivísticos digitais. Pretende-se que o tema seja aprofundado em suas questões específicas dos ambientes computacionais da FCM, possibilitando um melhor conhecimento destas ferramentas e a distinção da maneira de armazenar, evitando danos e perdas de documentação institucional e alcançando melhores resultados posteriores com uma abordagem continuada da temática. Pretende-se que a comunidade da FCM entenda a relação da informática e a sua responsabilidade com a gestão de documentos originalmente gerados em meio digital. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ivan Luiz Martins Franco Amaral

Downloads

Não há dados estatísticos.