Destinação de bens patrimoniais inservíveis da UNICAMP

Autores

  • Adagilson Rodrigues Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7252

Palavras-chave:

Recolhimento. Divulgação. Disponibilização. Destinação

Resumo

As atividades realizadas pela Seção de Bens Disponíveis visam tratar de forma racional, ética e econômica a destinação dos bens patrimoniais inservíveis à Universidade, realizando o reaproveitamento interno e/ou alienações dos bens através de doações ou vendas. 
As Unidades/Órgãos solicitam o recolhimento dos bens disponibilizados via sistema (CICS) – Sistemas Administrativos Corporativos) e a Seção de Bens Disponíveis encarrega-se da logística para a efetivação do recolhimento físico e da armazenagem. Após, realiza a classificação dos bens: "em condição de uso", colocados à disposição da comunidade interna, através da página da DGA durante 15 dias, sendo após este prazo alienados por doação e "sucateados" destinados à alienação por venda.
Em parceria com o (CEMEQ) – Centro para Manutenção de Equipamentos, desenvolve o (Projeto-3RC) - Reciclagem/Recuperação de Equipamentos de Informática. 
Como resultados práticos dessas ações, entre 2004 e Agosto/2012, foram recolhidos pela Seção de Bens Disponíveis 120.340 bens, sendo em média 63% (77.056) desse montante alienado por venda. Destacamos que 24% (28.185) dos bens tiveram como destinação o reaproveitamento interno e alienações por doação para Órgãos Públicos e Entidades sem fins lucrativos, reafirmando o compromisso social e o desenvolvimento da atividade seguindo os princípios Institucionais. 
Os resultados obtidos ao longo do tempo demonstram a importância dessa atividade, seja pela tratativa do bem público, pelo estímulo racional da reutilização, destinação social e adequada destes bens inservíveis da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adagilson Rodrigues Souza, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SOUZA, A. R. Destinação de bens patrimoniais inservíveis da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 16–16, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7252. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7252. Acesso em: 27 nov. 2022.