Resumo
As discussões sobre segurança do paciente têm-se ampliado consideravelmente. O crescente número de eventos adversos ocorridos representa grave problema de saúde pública. Neste contexto, a auditoria tem sido considerada uma ferramenta importante, visando avaliar a qualidade da assistência. Durante o processo de acreditação internacional no Hospital Estadual Sumaré, a comunicação com o paciente e família foi apontada como uma fragilidade nos registros. Desta forma, iniciaram-se avaliações contínuas dos registros para evidenciar a comunicação da equipe de enfermagem com o paciente e família. O objetivo foi Identificar evidências de anotações sobre informações transmitidas da equipe de enfermagem com o paciente e família em pontos de transição. Estudo descritivo e retrospectivo realizado em um hospital no interior do estado de São Paulo. Para identificar as evidências nos registros, foram analisados 129 prontuários em 10 unidades assistenciais no período de fevereiro a agosto de 2012. O instrumento identificou evidencias de anotações sobre informações transmitidas, contidas no histórico, prescrição e evolução do enfermeiro e anotações de enfermagem. Foi estabelecida uma meta de 80% de adequação. A média geral das unidades em Fevereiro foi de 75%, abril 87%, junho 92% e agosto 92%. Observa-se aumento nesse período, com destaque em algumas unidades assistenciais como: clínica médica, clinica de especialidades, clínica cirúrgica, UTI adulto, UTI neonatal e urgência referenciada adulto. O aumento na taxa de adequação deve-se a uma série de ações realizadas durante o processo de certificação canadense. É importante dar continuidade na avaliação deste indicador de qualidade para manter um constante ciclo de melhorias.![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
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Copyright (c) 2016 Maristela Priscila Nardo Ramos
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