Biblioteca zipada: um relato de experiência da Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica

Autores

  • Valdinea Sonia Petinari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7244

Palavras-chave:

Administração. Planejamento. Gestão de Projeto. Reforma predial. Biblioteca especializada

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) na sua reforma predial, apresentando suas dificuldades e soluções encontradas no decorrer da execução do projeto. A reforma predial teve duração aproximada de seis meses. Para viabilizar a reforma, o desafio foi encontrar um espaço para alocar todo o acervo e pessoal, pois não havia espaço no prédio do CEB para acomodar essa demanda. A solução foi a locação de container e transferência da Biblioteca. Na execução do projeto foram envolvidas várias áreas do CEB e instâncias da Universidade. As etapas do planejamento foram: estudo preliminar; logística; ações administrativas e execução da obra. 
Do ponto de vista da gestão do projeto o grande desafio foi a instalação do container em uma área restrita da saúde. Houve vários desafios de logística desde a acessibilidade ao local até sua instalação e liberação para mudança da biblioteca, bem como todos os tramites necessários para viabilizar as contratações administrativas. Com relação aos serviços prestados pela biblioteca houve diminuição significativa de fluxo de pessoas durante esse período em relação ao período do ano anterior, o que já era esperado. Houve um aumento nos empréstimos do acervo e diminuição das consultas locais. Apesar da acomodação da biblioteca no container não atender o usuário, a solução encontrada mostrou-se razoável e a biblioteca atingiu o seu objetivo mantendo o acervo disponível. O desafio em se trabalhar com equipes distintas é enorme tornando-se primordial flexibilidade e ajustes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinea Sonia Petinari, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008) e graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Ciências Exatas - Faculdades Salesianas Liceu Coração de Jesus (1992). Atualmente atua como bibliotecária na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

PETINARI, V. S. Biblioteca zipada: um relato de experiência da Biblioteca do Centro de Engenharia Biomédica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 8–8, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7244. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7244. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)