Agilização do acesso aos artigos de periódicos científicos na biblioteca do IMECC

Autores

  • Marcia Aparecida Pilon Daloia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7240

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Serviços de referência. Materiais bibliográficos – Digitalização. Sistemas imageadores de documentos

Resumo

 projeto delineia o histórico da implantação do scanner na Biblioteca do IMECC, visando a agilização do acesso aos artigos de periódicos científicos.
Descreve-se o panorama inicial e a solução dos problemas de acesso às publicações periódicas, que levaram a implementação do scanner.
O serviço de empréstimo de periódicos era realizado através de formulários de papel, o que gerou perda de tempo e retrabalho, além da falta de padronização desse serviço com outras bibliotecas da universidade. Outro fator importante nesse processo com relação a coleção de periódicos históricos que ao emprestarem estavam sujeitos a extravios, a não devolução, má utilização e não conservação por parte dos usuários.
Em 2007 realizamos uma pesquisa de qualidade dos serviços e satisfação dos usuários, onde pudemos analisar esses fatores. 
Com a aquisição dos scanners em 2009 oferecemos um serviço de auto-atendimento através dessa inovação tecnológica.
Através da implantação dessa melhoria constatamos a redução do tempo no atendimento de empréstimos de periódicos, a satisfação do usuário em receber por email o artigo para sua pesquisa, a conservação da coleção de periódicos.
Concluímos que o scanner é uma ferramenta de melhoria ao acesso à informação científica, contribuindo para a qualidade dos serviços na biblioteca universitária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

DALOIA, M. A. P. Agilização do acesso aos artigos de periódicos científicos na biblioteca do IMECC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 4–4, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7240. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7240. Acesso em: 6 out. 2022.