Banner Portal
AFPU em números: a trajetória rumo à qualificação profissional
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento profissional. Qualificação profissional. Treinamento

Como Citar

LORENZETTI, Gláucia Beatriz de Freitas. AFPU em números: a trajetória rumo à qualificação profissional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 3–3, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7239. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

Embasada na sua missão e no Planejamento Estratégico da Unicamp e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, a Agência para a Formação Profissional da Unicamp – AFPU vem realizando diversos programas e atividades que promovem o desenvolvimento do corpo de servidores da Universidade Estadual de Campinas. A partir da demanda das Unidades e Órgãos e em atendimento a requisitos legais, a AFPU proporcionou, nos últimos seis anos (2007 a julho de 2012), 15.394 participações de funcionários em programas e cursos avulsos em diferentes áreas, com médias anuais de 2.798 atendimentos e carga horária de 23 horas/funcionário atendido. No mesmo período, foram apoiadas as participações de 8.090 funcionários em eventos internos e 868 funcionários participaram em eventos externos patrocinados pela Agência.
 A partir de 2008, foram ampliadas as modalidades de apoio à participação em eventos externos, cujas solicitações vêm crescendo a cada ano.
 À medida que as parcerias com as Unidades e Órgãos vão se consolidando e os treinamentos vão se qualificando, observa-se uma migração dos cursos avulsos para programas, que são treinamentos geralmente mais longos, modulares, com várias disciplinas, voltados a desenvolver não somente um conhecimento específico, mas competências diversas relacionadas a funções específicas. O atendimento a cursos externos e in company depende da demanda pontual das Unidades e Órgãos. Por meio da política da AFPU de desenvolver e utilizar multiplicadores internos em seus cursos, tem-se conseguido oferecer cursos próprios a custo bem inferior aos cursos disponíveis no mercado, fazendo um melhor uso dos recursos públicos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gláucia Beatriz de Freitas Lorenzetti

Downloads

Não há dados estatísticos.