AFPU em números: a trajetória rumo à qualificação profissional

Autores

  • Gláucia Beatriz de Freitas Lorenzetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7239

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional. Qualificação profissional. Treinamento

Resumo

Embasada na sua missão e no Planejamento Estratégico da Unicamp e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, a Agência para a Formação Profissional da Unicamp – AFPU vem realizando diversos programas e atividades que promovem o desenvolvimento do corpo de servidores da Universidade Estadual de Campinas. A partir da demanda das Unidades e Órgãos e em atendimento a requisitos legais, a AFPU proporcionou, nos últimos seis anos (2007 a julho de 2012), 15.394 participações de funcionários em programas e cursos avulsos em diferentes áreas, com médias anuais de 2.798 atendimentos e carga horária de 23 horas/funcionário atendido. No mesmo período, foram apoiadas as participações de 8.090 funcionários em eventos internos e 868 funcionários participaram em eventos externos patrocinados pela Agência.
 A partir de 2008, foram ampliadas as modalidades de apoio à participação em eventos externos, cujas solicitações vêm crescendo a cada ano.
 À medida que as parcerias com as Unidades e Órgãos vão se consolidando e os treinamentos vão se qualificando, observa-se uma migração dos cursos avulsos para programas, que são treinamentos geralmente mais longos, modulares, com várias disciplinas, voltados a desenvolver não somente um conhecimento específico, mas competências diversas relacionadas a funções específicas. O atendimento a cursos externos e in company depende da demanda pontual das Unidades e Órgãos. Por meio da política da AFPU de desenvolver e utilizar multiplicadores internos em seus cursos, tem-se conseguido oferecer cursos próprios a custo bem inferior aos cursos disponíveis no mercado, fazendo um melhor uso dos recursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

LORENZETTI, G. B. de F. AFPU em números: a trajetória rumo à qualificação profissional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 3–3, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7239. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7239. Acesso em: 28 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>