Banner Portal
Serviço social e a atenção à infância no ambulatório de cirurgia pediatrica do HC UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Serviço social. Saúde pública. Hospital de ensino. Direitos sociais

Como Citar

JOAZEIRO, Edna Maria Goulart; RODRIGUES, Aline Cristina; OLIVEIRA FILHO, Antonio Gonçalves; LIMA, Jéssica Anali. Serviço social e a atenção à infância no ambulatório de cirurgia pediatrica do HC UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 242–242, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7231. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A intervenção do Serviço Social no campo dos agravos à saúde na Infância em Hospital de Ensino pressupõe o estabelecimento de relação de proximidade junto à população usuária com vistas a compreender as múltiplas formas de expressão de vulnerabilidades e de riscos sociais presentes na dinâmica da vida social da população que busca atendimento especializado e de qualidade no Hospital de Ensino. Dessa forma, implantou-se um Projeto de Assistência em Grupo com os genitores ou responsáveis legais de crianças atendidas no Ambulatório de Cirurgia Pediátrica buscando acesso ao conhecimento da dinâmica da vida familiar bem como, das necessidades sociofamiliares de natureza sociojurídica, assistencial e educacional presentes no universo destas famílias. Visou ainda, disponibilizar o acesso ao conhecimento de direitos à Política de Assistência à Saúde e de Assistência Social visando minorar as dificuldades enfrentadas pela população na busca de acesso a serviços de saúde regionais de média e de alta complexidade. A análise da dinâmica assistencial no período de abril a julho de 2014 revelou a pertinência da proposta tendo permitido o acesso à população de genitores de 134 crianças provenientes de 46 municípios do Estado de São Paulo e de 5 cidades do Estado de Minas Gerais. Nos grupos a população apresentou dúvidas relativas ao usufruto de direitos sociais, ao acesso às políticas setoriais e ao sistema de Garantia de Direitos, da gratuidade no transporte público, das tarifas sociais e às múltiplas interfaces da intersetorialidade das políticas públicas de diferentes esferas de governo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edna Maria Goulart Joazeiro, Aline Cristina Rodrigues, Antonio Gonçalves Oliveira Filho, Jéssica Anali Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.