Serviço social e a atenção à infância no ambulatório de cirurgia pediatrica do HC UNICAMP

Autores

  • Edna Maria Goulart Joazeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Aline Cristina Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Gonçalves Oliveira Filho Universidade Estadual de Campinas
  • Jéssica Anali Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7231

Palavras-chave:

Serviço social. Saúde pública. Hospital de ensino. Direitos sociais

Resumo

A intervenção do Serviço Social no campo dos agravos à saúde na Infância em Hospital de Ensino pressupõe o estabelecimento de relação de proximidade junto à população usuária com vistas a compreender as múltiplas formas de expressão de vulnerabilidades e de riscos sociais presentes na dinâmica da vida social da população que busca atendimento especializado e de qualidade no Hospital de Ensino. Dessa forma, implantou-se um Projeto de Assistência em Grupo com os genitores ou responsáveis legais de crianças atendidas no Ambulatório de Cirurgia Pediátrica buscando acesso ao conhecimento da dinâmica da vida familiar bem como, das necessidades sociofamiliares de natureza sociojurídica, assistencial e educacional presentes no universo destas famílias. Visou ainda, disponibilizar o acesso ao conhecimento de direitos à Política de Assistência à Saúde e de Assistência Social visando minorar as dificuldades enfrentadas pela população na busca de acesso a serviços de saúde regionais de média e de alta complexidade. A análise da dinâmica assistencial no período de abril a julho de 2014 revelou a pertinência da proposta tendo permitido o acesso à população de genitores de 134 crianças provenientes de 46 municípios do Estado de São Paulo e de 5 cidades do Estado de Minas Gerais. Nos grupos a população apresentou dúvidas relativas ao usufruto de direitos sociais, ao acesso às políticas setoriais e ao sistema de Garantia de Direitos, da gratuidade no transporte público, das tarifas sociais e às múltiplas interfaces da intersetorialidade das políticas públicas de diferentes esferas de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Estadual de Campinas

Pós doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), Mestrado em Educação (2002), Doutorado em Educação (2008) ambos pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem especialização em Psicoterapias Institucionais pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Saúde Pública, Formação em Grupanálise pela SPAG CAMP

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

JOAZEIRO, E. M. G.; RODRIGUES, A. C.; OLIVEIRA FILHO, A. G.; LIMA, J. A. Serviço social e a atenção à infância no ambulatório de cirurgia pediatrica do HC UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 242–242, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7231. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7231. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)