Banner Portal
Protocolo de insulinoterapia desenvolvido para unidade de emergência médica - retaguarda HC-UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Insulinoterapia. Protocolos. Insulina endovenosa

Como Citar

OLIVEIRA, Fabiana dos Santos; MIRANDA, Alba; ZANOTTI, Ana Carolina Nogueira; DIAS, Josiane Priscila; VELOSO, Pamela Paula; GABRIEL, Queila Aparecida; BOCHI, Vanessa Maria; POLTRONIERI, Wesley Rodrigo. Protocolo de insulinoterapia desenvolvido para unidade de emergência médica - retaguarda HC-UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 238–238, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7227. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A glicemia é a quantidade de glicose no sangue e a verificação de seus parâmetros torna-se importante na prevenção e detecção de hipo e hiperglicemia. A hiperglicemia induzida por estresse ocorre com frequência em pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva e tem sido associada ao aumento de morbimortalidade em diabéticos e não diabéticos. A proposta da insulinoterapia é melhorar as condições do paciente, propor maior qualidade e segurança no serviço prestado. O objetivo deste estudo é desenvolver um protocolo de insulinoterapia para a unidade de emergência médica – Retaguarda UNICAMP. Utilizou-se publicações relacionadas à protocolos de insulinoterapia, em bases de dados indexadas eletrônicas (Lilacs, Bireme, Scielo) sites, manuais e protocolos institucionais. Um protocolo eficiente agiliza a assistência, diminui a chance de erros de cálculo, diminui o tempo da assistência e proporciona um serviço seguro e eficaz. Optou-se por uma adaptação do Protocolo do Hospital de Ottawa, onde sua segurança e efetividade foram comprovadas por ser de fácil compreensão, não contém cálculos complexos, direciona seu controle à equipe de enfermagem e requer pouca intervenção médica. Como objetivo terapêutico, os níveis glicêmicos foram de 140 a 180 mg/dl proposto pelo Estudo Multicêntrico Normoglycemia in Intensive Care Evaluation-Survival Using Glucose Algorithm Regulation (NICE- SUGAR), por ser atual e seguro. A seleção do protocolo requer uma investigação cuidadosa, e a escolha deve levar em consideração o tipo de paciente e as experiências e habilidades da equipe de enfermagem, que também contribuem para o sucesso dos protocolos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fabiana dos Santos Oliveira, Alba Miranda, Ana Carolina Nogueira Zanotti, Josiane Priscila Dias, Pamela Paula Veloso, Queila Aparecida Gabriel, Vanessa Maria Bochi, Wesley Rodrigo Poltronieri

Downloads

Não há dados estatísticos.