Projeto: identidade da turma do golfinho

Autores

  • Rosineide Santos Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Daniele Pires Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7225

Palavras-chave:

Projetos. Educação infantil. Prática pedagógica

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto “Identidade da Turma do Golfinho” realizado na pré-escola, período da tarde, do Centro de Convivência Infantil (CECI), integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar –DEdIC/UNICAMP, com crianças na faixa etária de 4 anos no primeiro semestre do ano de 2013. A proposta iniciou com a escolha do nome da Turma depois de 26 sugestões, seguiu-se com algumas votações até chegar à opção pelo “Golfinho”. Nas rodas de conversa foi elencado os saberes, as dúvidas e as curiosidades das crianças sobre o mascote eleito. As famílias participaram ativamente do projeto trazendo respostas às pesquisas enviadas que buscavam informações sobre a sua alimentação, habitat, peso, tamanho, reprodução, linguagem etc...além do envio de imagens impressas ou recortadas de revistas e jornais. Leitura de livros, visualização de filme e audição de músicas também foram utilizados como recurso metodológico. O projeto foi concluído com a organização de um livro que narrou as vivências do grupo em busca da ampliação de saberes sobre a vida dos golfinhos apresentando desenhos, falares e fotografias das crianças na construção deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, R. S.; SILVA, D. P. Projeto: identidade da turma do golfinho. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 236–236, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7225. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7225. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)