Projeto "criando histórias"

Autores

  • Rosineide Santos Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra Regina Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Simoni Luzia Ramos Vasconcelos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7222

Palavras-chave:

Projetos. Educação infantil. Prática pedagógica

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto “Criando Histórias” que está em andamento na pré-escola, período da tarde, do Centro de Convivência Infantil (CECI), integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar – DEdIC/UNICAMP, com crianças na faixa etária dos 4 a 6 anos, pertencentes a Turma do Dragão, neste ano de 2014. O projeto conta com a participação ativa das famílias e pauta-se na confecção de um livro de história sobre uma Dragão Fêmea chamada Grazinha e que apresenta algumas características sugeridas pelas crianças. A ideia é escrever uma história única, do grupo e das famílias que serão os escribas. A cada semana, uma criança da turma do dragão fica encarregada de decorar uma (ou mais) página do futuro livro e seus pais se tornam registram as falas de seu filho (a) na folha, ajudando na construção da história. Para a decoração da (s) página (s) é disponibilizado às crianças e famílias uma maleta com materiais diversos como, por exemplo: colas, canetinhas, papéis coloridos e de diferentes texturas, giz de cera, tecidos, tesoura, palitos, lantejoulas e revistas. Semanalmente as páginas prontas são lidas e apresentadas ao grupo, a criança que decorou e registrou o trecho da história também relata como foi a atividade em casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, R. S.; ALVES, S. R.; VASCONCELOS, S. L. R. Projeto "criando histórias". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 233–233, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7222. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7222. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)