Plano de ação integrado (P.A.I.) - conectando visões, expectativas e experiências de líderes fca.

Autores

  • Mariella C. Monteiro Moraes Bertiz Universidade Estadual de Campinas
  • Cirlene Aparecida Venturini Universidade Estadual de Campinas
  • Gislene Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Monica Rovigati Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7216

Palavras-chave:

Desenvolvimento de liderança. Aprendizagem organizacional. Gestão de pessoas. Comunicação gerencial

Resumo

O Projeto teve início a partir da análise da Pesquisa de Clima Organizacional em 2011 e das discussões do Eixo Administração do Planejamento Estratégico da FCA, no sentido de estabelecer políticas e implementar ações integradas em Gestão de Pessoas, para desenvolvimento e fortalecimento de lideranças e capacitação de funcionários. A FCA solicitou assessoria da DGRH, para aplicar metodologia que promovesse a Ação de Desenvolvimento. Duas psicólogas especialistas em ambiência organizacional elaboraram o projeto juntamente com a Assistência Técnica e RH da FCA. visando: 1.Entender expectativas, ansiedades e sugestões dos líderes da FCA; 2.Conectar todas essas propostas e sugestões de melhorias; 3.Introduzir hábitos saudáveis na comunicação gerencial, através da aprendizagem coletiva e compartilhamento de experiências. Para isso foram realizadas entrevistas individuais com líderes, Coordenadores e Coordenadores Associados e Direção, registrando-se todas as manifestações. Tais lideranças tiveram acesso, pela primeira vez, à visão geral das expectativas e propostas de melhorias da FCA. Construiu-se assim o processo de aprendizagem organizacional, criando espaços de reflexões denominados ENCONTROS GERENCIAIS com o objetivo de atingir a lista de expectativas, estudando, explorando, refletindo juntos, sobre ações relacionadas a questões importantes da FCA: Criação, Visão e Diretrizes da FCA; Planejamento e Prevenção; Gestão de Pessoas; Comunicação Humana, Interdisciplinaridade e Projeto Pedagógico. Ao final dos ENCONTROS a Direção da FCA originou o Plano de Ação Integrado – P.A.I. agrupando todas ações priorizadas de toda sua equipe de lideres. O grau de satisfação das lideranças sob o desenvolvimento deste trabalho foi de 78%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Rovigati, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). e especialização em Desenvolvimento Gerencial para Universidades Públicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Assistente Técnico de Unidade da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gerenciamento e melhoria de processos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

BERTIZ, M. C. M. M.; VENTURINI, C. A.; OLIVEIRA, G.; ROVIGATI, M. Plano de ação integrado (P.A.I.) - conectando visões, expectativas e experiências de líderes fca. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 228–228, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7216. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7216. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)