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Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?
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Palavras-chave

Educação física. Educação não formal. Jogos possíveis. Esportes

Como Citar

CAVAZANI, Reinaldo Naia; BARRIOS, Fátima Aparecida; PAES, Roberto Rodrigues. Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 227–227, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7215. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

A Educação Física é uma das oficinas oferecidas no PRODECAD – Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Unicamp. Um espaço de educação não formal, que atende filhos de funcionários e alunos desta Universidade, no contra turno da escola formal. Durante a intervenção pedagógica percebemos a necessidade de ampliar o interesse das crianças pela prática da atividade física, e por conceitos de saúde e de segurança. Realizamos, em um grupo de 157 crianças de 06 e 10 anos, com apoio das Pedagogas, um estudo exploratório com o objetivo de identificar quais atividades eram mais significantes para as crianças desse grupo. Foram apresentadas 451 sugestões de atividades, sendo 9% para esportes formais como o voleibol, handebol e basquetebol e 91% para jogos e brincadeiras como queimada, esconde-esconde, corredor da morte, base quatro, balança caixão e mamãe da rua. Sabemos da importância destes esportes no desenvolvimento da criança, porém, os resultados mostraram que os jogos possíveis com regras e espaços adaptados são preferência no grupo estudado, possivelmente por possibilitar o ensino, a vivência e aprendizagem da criança por meio da ludicidade. Portanto, além dos resultados, percebemos que a intenção existente no planejamento não é suficiente para provocar mudanças na aprendizagem, quando não identificamos os interesses e necessidades do educando.
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Copyright (c) 2016 Reinaldo Naia Cavazani, Fátima Aparecida Barrios, Roberto Rodrigues Paes

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