Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7215Palavras-chave:
Educação física. Educação não formal. Jogos possíveis. EsportesResumo
A Educação Física é uma das oficinas oferecidas no PRODECAD – Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Unicamp. Um espaço de educação não formal, que atende filhos de funcionários e alunos desta Universidade, no contra turno da escola formal. Durante a intervenção pedagógica percebemos a necessidade de ampliar o interesse das crianças pela prática da atividade física, e por conceitos de saúde e de segurança. Realizamos, em um grupo de 157 crianças de 06 e 10 anos, com apoio das Pedagogas, um estudo exploratório com o objetivo de identificar quais atividades eram mais significantes para as crianças desse grupo. Foram apresentadas 451 sugestões de atividades, sendo 9% para esportes formais como o voleibol, handebol e basquetebol e 91% para jogos e brincadeiras como queimada, esconde-esconde, corredor da morte, base quatro, balança caixão e mamãe da rua. Sabemos da importância destes esportes no desenvolvimento da criança, porém, os resultados mostraram que os jogos possíveis com regras e espaços adaptados são preferência no grupo estudado, possivelmente por possibilitar o ensino, a vivência e aprendizagem da criança por meio da ludicidade. Portanto, além dos resultados, percebemos que a intenção existente no planejamento não é suficiente para provocar mudanças na aprendizagem, quando não identificamos os interesses e necessidades do educando.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-17
Como Citar
CAVAZANI, R. N.; BARRIOS, F. A.; PAES, R. R. Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 227–227, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7215. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7215. Acesso em: 7 fev. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Reinaldo Naia Cavazani, Fátima Aparecida Barrios, Roberto Rodrigues Paes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.