Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?

Autores

  • Reinaldo Naia Cavazani Universidade Estadual de Campinas
  • Fátima Aparecida Barrios Universidade Estadual de Campinas
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7215

Palavras-chave:

Educação física. Educação não formal. Jogos possíveis. Esportes

Resumo

A Educação Física é uma das oficinas oferecidas no PRODECAD – Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Unicamp. Um espaço de educação não formal, que atende filhos de funcionários e alunos desta Universidade, no contra turno da escola formal. Durante a intervenção pedagógica percebemos a necessidade de ampliar o interesse das crianças pela prática da atividade física, e por conceitos de saúde e de segurança. Realizamos, em um grupo de 157 crianças de 06 e 10 anos, com apoio das Pedagogas, um estudo exploratório com o objetivo de identificar quais atividades eram mais significantes para as crianças desse grupo. Foram apresentadas 451 sugestões de atividades, sendo 9% para esportes formais como o voleibol, handebol e basquetebol e 91% para jogos e brincadeiras como queimada, esconde-esconde, corredor da morte, base quatro, balança caixão e mamãe da rua. Sabemos da importância destes esportes no desenvolvimento da criança, porém, os resultados mostraram que os jogos possíveis com regras e espaços adaptados são preferência no grupo estudado, possivelmente por possibilitar o ensino, a vivência e aprendizagem da criança por meio da ludicidade. Portanto, além dos resultados, percebemos que a intenção existente no planejamento não é suficiente para provocar mudanças na aprendizagem, quando não identificamos os interesses e necessidades do educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Naia Cavazani, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro-SP (1991), Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro-SP (2012). É professor de Educação Física do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Hortolândia-SP responsável pela disciplina Judô e na Universidade Estadual de Campinas, atua como professor de Educação Física na Educação Infantil e não formal. Apresenta interesse no estudo da pedagogia do esporte, formação profissional do professor e treinador esportivo e na teoria social cognitiva.

Fátima Aparecida Barrios, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Educação Física junto ao PRODECAD - Programa Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, uma das unidades da DEdIC - Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980). Especialização em Pedagogia do Movimento em 2005 pela FEF/Unicamp, Especialização em Métodos de Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer em 2001 pela Faculdade e Educação Física/Unicamp.

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos. Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013).

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

CAVAZANI, R. N.; BARRIOS, F. A.; PAES, R. R. Planejamento na educação física: o esporte ou jogos possíveis na educação não formal?. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 227–227, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7215. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7215. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida