Perfil de saúde dos sujeitos ingressantes nos grupos de sobrepeso e obesidade do programa mexa-se unicamp

Autores

  • Claudia Maria Peres Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7214

Palavras-chave:

Sobrepeso. Obesidade. Servidores. Programa Mexa-se UNICAMP

Resumo

O número de pessoas com sobrepeso ou obesidade tem alcançado índices alarmantes em muitos países industrializados. No Brasil, o resultado do último censo mostra que 40% dos brasileiros estão com índice de adiposidade inadequado. O fato que mais preocupa nessa estatística é a relação que a obesidade tem com outras patologias, especialmente aquelas relacionadas ao sistema cardiovascular. O objetivo deste trabalho foi levantar e analisar o perfil inicial dos 42 sujeitos no programa para participar de caminhadas monitoradas e condicionamento físico específicos para os sujeitos com sobrepeso e obesidade. Para esta avaliação utilizou-se um protocolo de anamnese do Programa Mexa-se. Destes sujeitos 42,8% estão acima do peso; 30,95% obesidade grau I, 9,52%% grau II e 2,43% com o grau III. Quanto ao IMC, encontraram-se valores como 14,3% peso normal; 42,8% sobrepeso; 30,9% obesidade I e 9,5% obesidade II e 2,4% obesidade III. Baseando-se nas medidas da CA verificou-se que 58,34% (masculino) e 16% (feminino) apresentam risco alto; 83,4% (feminino) e 20,83% (masculino) riscos muito alto para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Através dessa pesquisa observou-se a necessidade da prática regular de atividades físicas com o intuito de diminuir a gordura abdominal com conseqüente diminuição do IMC, contribuindo então na redução do risco cardiovascular em ambos os grupos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Peres, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Atualmente é fisioterapeuta da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Curso de Especialização em Acupuntura no Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (1998). Curso de Pós-graduação/ MBA Gerência em Saúde Fundação Getulio Vargas (2005). Mestrado pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP, na Área de Concentração Atividade Física, Adaptação e Saúde (2008). Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia - Faculdade de Ciëncias Médicas - UNICAMP (2013). Atividade Docente no curso de Fisioterapia/ Instituto de Ensino Superior de Itapira IESI (mantenedora: Centro de Estudos Superiores de Campinas CESC) nas Disciplinas de Cinesiologia, Semiologia, Fisioterapia Preventiva, Termofototerapia e Eletroterapia e Membro do NDE ( Núcleo Docente Estruturante). Atividade Docente no curso de Fisioterapia na Universidade Paulista/UNIP/Jundiaí - Disciplinas de Corporeidade & Motricidade e Gestão & Empreendedorismo

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

PERES, C. M. Perfil de saúde dos sujeitos ingressantes nos grupos de sobrepeso e obesidade do programa mexa-se unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 226–226, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7214. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7214. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>