Festival UNICAMP de corais

Autores

  • Vivian Lis Ferreira Nogueira Dias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7205

Palavras-chave:

Música. Canto coral. Festival

Resumo

O Festival UNICAMP de Corais é um evento anual que vem se firmando no cenário cultural da UNICAMP, com grande repercussão junto ao público. Idealizado em 2005 pela Dra. Vívian Nogueira, maestrina do Coral Unicamp Ziper na Boca, tem como objetivo contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade e estimular a prática do canto coral através da realização de um evento que, em dois dias de duração (sábado e domingo), oferece gratuitamente ao público uma mostra das múltiplas possibilidades de expressão musical através do canto coletivo. A realização do evento em finais de semana estimula a interação da universidade com a comunidade externa e promove uma programação cultural em dias em que o campus é pouco frequentado. O Canto Coral se constitui em uma das formas mais abrangentes e viáveis de performance musical, pois exige poucos recursos materiais e pode ser desenvolvido nas mais variadas faixas etárias, englobando desde corais infantis até corais de terceira idade, permitindo diferentes formações: corais mistos, femininos, masculinos, e múltiplas propostas de trabalho: corais especializados em determinado estilo musical, com performance cênica, variações quanto ao número de integrantes, etc. Realizado inicialmente em âmbito regional, o festival conta, desde a sexta edição, com a participação de coros de outros estados. A sétima edição inovou com o acréscimo de um Workshop de Musicalização à apresentação pública dos coros. A décima edição, a ser realizada nos dias 08 e 09 de Novembro de 2014, no Auditório da FCM/Unicamp, terá possível participação de um coro latino-americano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Lis Ferreira Nogueira Dias, Universidade Estadual de Campinas

Vívian Lis Ferreira Nogueira Dias concluiu o Doutorado em Música em 2008 pela Universidade Estadual de Campinas, universidade na qual concluiu o Mestrado em Artes em 2002 e o Bacharelado em Música (modalidade Regência) em 1985. Atuou como Docente Colaboradora do Departamento de Música da Unicamp em disciplinas de Canto Coral e Percepção Musical. Desde 1985 é regente e diretora artística do Coral da Unicamp. Em 2008 recebeu a Medalha Carlos Gomes, homenagem da Câmara Municipal de Campinas.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música coral e música.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

DIAS, V. L. F. N. Festival UNICAMP de corais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 217–217, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7205. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7205. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida