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Educação infantil e os jogos possíveis
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Palavras-chave

Educação física. Educação infantil. Brincadeiras

Como Citar

BARRIOS, Fátima Aparecida; CAVAZANI, Reinaldo Naia; PAES, Roberto Rodrigues. Educação infantil e os jogos possíveis. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 215–215, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7202. Acesso em: 17 maio. 2024.

Resumo

Este estudo foi realizado no CECI/UNICAMP – Centro de Convivência Infantil, uma instituição que atende filhos de funcionários e alunos, desta Universidade, menores de 06 anos de idade. É notório que as transformações sociais afetaram a rotina da criança quanto ao brincar. O objetivo deste estudo foi o de verificar no cotidiano das crianças diante de sua rotina diária o quanto deste tempo é dedicado ao ato de brincar. Material/Metodologia: O procedimento metodológico utilizado foi por meio de consulta aos pais ou responsáveis no ano de 2013. Dois grupos de crianças, entre meninos e meninas na faixa etária de 05 e 06 anos de idade, totalizando 47 crianças das quais 35 participaram da pesquisa. As crianças permanecem de 10 a 12 horas/dia entre transporte e creche; 86% das crianças  desta amostra residem em Campinas; 54,28% em casas, 83% tem acesso a locais próprios para o lazer, porém, 57% brincam dentro de casa. Observou-se também que 100% destas crianças assistem TV diariamente e 71% de 1 a 3 horas/dia diante da televisão. Conclui-se que as crianças têm uma rotina diária sobrecarregada e que o brincar está pouco presente neste cotidiano. A vivência e a relação com as brincadeiras no caso deste estudo acontecem com maior frequência no ambiente escolar e parte desta conquista se deve as atividades lúdicas promovidas pela Educação Física, por meio dos jogos possíveis, com ênfase ao ensino, vivência e aprendizagem, satisfazendo a vontade que a criança tem de viver a brincadeira.

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Copyright (c) 2016 Fátima Aparecida Barrios, Reinaldo Naia Cavazani, Roberto Rodrigues Paes

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