Humanização no cuidado ao paciente pediátrico: idealização e construção de cureta magnética para remoção de corpo estranho metálico em ouvido e nariz

Autores

  • Francisco Roberto da Silva SEAMPE-DENF-HC/UNICAMP
  • Sonia Maria Cavinatto SEAMPE-DENF-HC/UNICAMP
  • Suzy Mary Barizon SEAMPE-DENF-HC/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7185

Palavras-chave:

Humanização. Assistência. Enfermagem. Otorrinolaringolo- gia. Pediatria. Tecnologia

Resumo

A procura para retirada de corpos estranhos de ouvido, nariz  e faringe representa uma grande parcela das consultas efetuadas nos serviços de emergência em  Otorrinolaringologia. Observa-se que a permanência do corpo estranho por período prolongado pode levar a complicações mais graves: perfuração septal, deformidade nasal e formação de sinéquias, especialmente após a introdução de baterias alcalinas; e a laceração do conduto auditivo externo e a perfuração timpânica. Durante a remoção do corpo estranho, a criança se assusta e busca fugir do que ela considera uma ameaça. É então necessária a contenção firme do paciente, resultando em período prolongado do procedimento que pode ultrapassar 45 minutos. A agitação da criança pode acarretar complicações, como sangramento no local. Esta situação estressante também atinge os familiares e os próprios profissionais. Minimizar este estresse foi o motivo para a idealização e construção de uma cureta magnética pelo técnico de enfermagem deste ambulatório. No período de fevereiro a maio de 2014 foram atendidas 18 crianças que apresentaram corpo estranho em nariz e ouvidos. Destes, 5 eram objetos metálicos sendo 4 tarrachinhas de brinco e 1 bateria de lítio. A facilidade da remoção de metal com a cureta magnética suprimiu a necessidade da contenção da criança e o tempo do procedimento foi reduzido para, no máximo, 10 minutos. Nenhuma complicação foi relatada durante e após a retirada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, F. R. da; CAVINATTO, S. M.; BARIZON, S. M. Humanização no cuidado ao paciente pediátrico: idealização e construção de cureta magnética para remoção de corpo estranho metálico em ouvido e nariz. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 152–152, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7185. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7185. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida