Cantinho sensorial: uma prática pedagógica para aguçar os sentidos dos bebês

Autores

  • Rosana Gurita Nunes UNICAMP
  • Marli Rodrigues Armelin UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7181

Palavras-chave:

Bebês. Educação infantil. Sensações. Espaços

Resumo

Este relato de experiência refere-se a um projeto realizado na Creche Área de Saúde(CAS/DEdIC) no Berçário (Convivência I), desenvolvido com crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano. O eixo central do projeto é vivenciar e explorar um novo espaço na creche ( Cantinho Sensorial) onde a criança poderá ter contato com elementos naturais como: pedras, cascalhos, folhas secas e terra, proporcionando-lhes novas percepções e sensações através dos cinco sentidos para aquisição de conhecimento de si e do mundo. Como proposta de atividade as crianças tem a possibilidade de vivenciarem e explorarem esse novo espaço. O contato com o mundo nos primeiros anos de vida permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos e de movimentar-se nos espaços . Ao experimentar, as crianças expressam e comunicam seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos. Propõe-se que o espaço externo seja um potencializador de imaginação, de encantamento, de experiências, de desafios e exercício da sensorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Gurita Nunes, UNICAMP

CAS-DGRH-Reitoria

Marli Rodrigues Armelin, UNICAMP

CAS-DGRH-Reitoria

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

NUNES, R. G.; ARMELIN, M. R. Cantinho sensorial: uma prática pedagógica para aguçar os sentidos dos bebês. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 207–207, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7181. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7181. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)