Banner Portal
Cantinho sensorial: uma prática pedagógica para aguçar os sentidos dos bebês
PDF

Palavras-chave

Bebês. Educação infantil. Sensações. Espaços

Como Citar

NUNES, Rosana Gurita; ARMELIN, Marli Rodrigues. Cantinho sensorial: uma prática pedagógica para aguçar os sentidos dos bebês. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 207–207, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7181. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este relato de experiência refere-se a um projeto realizado na Creche Área de Saúde(CAS/DEdIC) no Berçário (Convivência I), desenvolvido com crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano. O eixo central do projeto é vivenciar e explorar um novo espaço na creche ( Cantinho Sensorial) onde a criança poderá ter contato com elementos naturais como: pedras, cascalhos, folhas secas e terra, proporcionando-lhes novas percepções e sensações através dos cinco sentidos para aquisição de conhecimento de si e do mundo. Como proposta de atividade as crianças tem a possibilidade de vivenciarem e explorarem esse novo espaço. O contato com o mundo nos primeiros anos de vida permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos e de movimentar-se nos espaços . Ao experimentar, as crianças expressam e comunicam seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos. Propõe-se que o espaço externo seja um potencializador de imaginação, de encantamento, de experiências, de desafios e exercício da sensorialidade.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosana Gurita Nunes, Marli Rodrigues Armelin

Downloads

Não há dados estatísticos.