Forma lúdica de motivação no ambiente de trabalho: qualidade de vida

Autores

  • Lucélia Andrade Moya DPC-CASS-HC/UNICAMP
  • Ângela Maria Borsone DPC-CASS-HC/UNICAMP
  • Edivilson da Costa DPC-CASS-HC/UNICAMP
  • Jandira da Gloria Matto DPC-CASS-HC/UNICAMP
  • Maria José Landi Bartelega DPC-CASS-HC/UNICAMP
  • Valéria Malena DPC-CASS-HC/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7179

Palavras-chave:

Qualidade. Melhorias. Adesão. Motivação. Criatividade

Resumo

A Divisão de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas da UNICAMP, com o objetivo de minimizar o stress inerente às atividades desenvolvidas por seus funcionários, e na tentativa de melhorar a motivação da equipe, o relacionamento interpessoal, a qualidade do ambiente de trabalho e a integração, criou as personagens Antonieta e Carmela. Assume o papel delas, duas funcionárias do laboratório, que aproveitando seus dons artísticos, integraram-se à Equipe da Qualidade para levar momentos de leveza, alegria e bom humor ao ambiente de trabalho. Assim, de uma forma caricata, criativa, descontraída e informal, conceberam as personagens, que usando como ferramenta não só a criatividade mas a própria dinâmica e rotina do trabalho, interagem com a equipe buscando envolvimento, quebrando resistências, transpondo barreiras de comunicação, divulgando ações de melhorias, ouvindo sugestões e estimulando a adesão à implantação de novos processos de trabalho. Utilizam-se de boa vontade, criatividade, espontaneidade, doação pessoal, muito bom humor, além do figurino exagerado, elaborado pelas próprias colaboradoras artistas. Foi observada uma grande receptividade por parte da administração e dos funcionários. As mensagens são passadas de forma lúdica, aumentando a motivação e o envolvimento das pessoas com o “NOVO” implantado na rotina. Com incentivo, pequenas iniciativas dos colegas tornam-se grandes ferramentas. A atuação das personagens Antonieta e Carmela traz ao ambiente de trabalho momentos de diversão e descontração mostrando que as mudanças podem ser conquistadas sem stress, com harmonia e prazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

ANDRADE MOYA, L.; BORSONE, Ângela M.; COSTA, E. da; MATTO, J. da G.; LANDI BARTELEGA, M. J.; MALENA, V. Forma lúdica de motivação no ambiente de trabalho: qualidade de vida. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 147–147, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7179. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7179. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)