Banner Portal
Forma lúdica de motivação no ambiente de trabalho: qualidade de vida
PDF

Palavras-chave

Qualidade. Melhorias. Adesão. Motivação. Criatividade

Como Citar

ANDRADE MOYA, Lucélia; BORSONE, Ângela Maria; COSTA, Edivilson da; MATTO, Jandira da Gloria; LANDI BARTELEGA, Maria José; MALENA, Valéria. Forma lúdica de motivação no ambiente de trabalho: qualidade de vida. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 147–147, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7179. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A Divisão de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas da UNICAMP, com o objetivo de minimizar o stress inerente às atividades desenvolvidas por seus funcionários, e na tentativa de melhorar a motivação da equipe, o relacionamento interpessoal, a qualidade do ambiente de trabalho e a integração, criou as personagens Antonieta e Carmela. Assume o papel delas, duas funcionárias do laboratório, que aproveitando seus dons artísticos, integraram-se à Equipe da Qualidade para levar momentos de leveza, alegria e bom humor ao ambiente de trabalho. Assim, de uma forma caricata, criativa, descontraída e informal, conceberam as personagens, que usando como ferramenta não só a criatividade mas a própria dinâmica e rotina do trabalho, interagem com a equipe buscando envolvimento, quebrando resistências, transpondo barreiras de comunicação, divulgando ações de melhorias, ouvindo sugestões e estimulando a adesão à implantação de novos processos de trabalho. Utilizam-se de boa vontade, criatividade, espontaneidade, doação pessoal, muito bom humor, além do figurino exagerado, elaborado pelas próprias colaboradoras artistas. Foi observada uma grande receptividade por parte da administração e dos funcionários. As mensagens são passadas de forma lúdica, aumentando a motivação e o envolvimento das pessoas com o “NOVO” implantado na rotina. Com incentivo, pequenas iniciativas dos colegas tornam-se grandes ferramentas. A atuação das personagens Antonieta e Carmela traz ao ambiente de trabalho momentos de diversão e descontração mostrando que as mudanças podem ser conquistadas sem stress, com harmonia e prazer.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Lucélia Andrade Moya, Ângela Maria Borsone, Edivilson da Costa, Jandira da Gloria Matto, Maria José Landi Bartelega, Valéria Malena

Downloads

Não há dados estatísticos.