Banner Portal
Supervisão acadêmica e de campo em serviço social: relação de interpenetração e de interdependência recíprocas de saberes e temporalidades
PDF

Palavras-chave

Formação. Serviço social. Saúde pública. Ergologia

Como Citar

JOAZEIRO, Edna Maria Goulart. Supervisão acadêmica e de campo em serviço social: relação de interpenetração e de interdependência recíprocas de saberes e temporalidades. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 112–112, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7176. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Estudo qualitativo de pós-doutoramento utilizou conceitos e categorias da abordagem Ergológica, tendo como sujeito Supervisores Acadêmicos e de Campo em Serviço Social. Analisou o intrincado de relações no cotidiano de trabalho de ambas as modalidades de supervisão, a acadêmica e a de campo na saúde. Evidenciou que ambas as modalidades de supervisão, utilizam a escuta e a observação da realização da atividade dos estudantes com o objetivo de “decifrar” a incultura parcial dos saberes necessários ao exercício da profissão nas suas interfaces entre o campo social e o da saúde. Nesses espaços, é contínua a relação de indissociabilidade e interpenetração recíproca “entre saberes”, posto que ambas contribuem no processo de escolha conjuntural que o estudante precisa aprender a realizar, sendo a supervisão acadêmica, [re]convocada para situar as escolhas de saberes do corpus de saber da profissão, marcados pela disciplina epistêmica e saberes conceituais. A supervisão de campo requisita os saberes da profissão, dos coletivos de trabalho e os saberes requeridos no aqui e agora na atividade, na ancoragem entre história do usuário e família nas ínfimas gestões de situações indispensáveis para gerir o trabalho. A extraterritorialidade de ambas as atividades, decorre de lidarem com espaços sociais diferenciados, a academia e o campo de estágio, contudo tal distinção não pode ser assumida como uma relação de oposição, antes deve ser compreendida como traço que revela o seu pertencimento a campos de saberes interdependentes e fundamentais para a consolidação da formação da e na profissão neste tempo e no futuro a construir.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edna Maria Goulart Joazeiro

Downloads

Não há dados estatísticos.