A informação como ferramenta de acesso aos direitos: atendimento humanizado e de qualidade

Autores

  • Maria Rita Fraga DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Érica Maria Cazetta Chinelatto DSSOC-CASS-HC/UNICAMP
  • Maria Aparecida Jorge DSSOC-CASS-HC/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7174

Palavras-chave:

Informação. Humanização. Cuidado

Resumo

O Hospital de Clínicas é um hospital de ensino, público com gestão compartilhada e presta assistência de alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo ensino e pesquisa integrados à Faculdade de Ciências Médicas. Sua área de abrangência compreende os 42 municípios da DRS 7, Região Metropolitana de Campinas, Sul de  Minas, Outros Estados e Países. Diante este cenário os pacientes chegam de diversas localidades, com o transporte destes municípios que seguem uma rotina institucional dos serviços de saúde; levando a uma longa espera para o retorno. Baseado na Política Nacional de Humanização, o Serviço Social do HC e o Grupo de Humanização elaboraram um banner com  orientações importantes para a melhoria do atendimento e permanência dos pacientes durante os procedimentos, enquanto aguardam o transporte; potencializando a veiculação de informação como ferramenta para ampliar a autonomia da população usuária e o acesso a direitos. Os banners foram colocados em lugares estratégicos do Hospital com o intuito de atingir um maior número de usuários, familiares e acompanhantes qualificando o cotidiano vivido por eles, buscando promover um processo de mudança no padrão de assistência. Esta prática tem como objetivo a consolidação dos direitos de cidadania dos usuários do Hospital. A discussão da humanização no contexto hospitalar traz o debate da intervenção voltada para a assistência qualificada e centrada na integralidade do cuidado com a possibilidade dos usuários se tornarem protagonistas no processo de produção de saúde e de consolidação de direitos.

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

FRAGA, M. R.; CAZETTA CHINELATTO, Érica M.; JORGE, M. A. A informação como ferramenta de acesso aos direitos: atendimento humanizado e de qualidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 199–199, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7174. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7174. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

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