Banner Portal
A arte de cuidar através do reiki
PDF
PDF

Palavras-chave

Reiki. Qualidade de vida do trabalhador. Cuidado holístico

Como Citar

MORETI, Geneci Maria et al. A arte de cuidar através do reiki. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 198–198, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7173. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

O Reiki é uma técnica simples baseada na transmissão de energia universal através da imposição de mãos, podendo tocar ou não o corpo. Proporciona o equilíbrio energético trazendo melhora no aspecto físico, mental e espiritual. Com objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida e da saúde dos profissionais de enfermagem do Hospital da Mulher – CAISM/UNICAMP, a iniciativa para aplicação do Reiki partiu da equipe de enfermagem da Neonatologia com apoio da supervisão e direção da unidade. Após os resultados positivos dessa experiência, a técnica do Reiki foi ampliada para toda equipe de enfermagem do hospital. A proposta inicial foi de promover a atividade durante a semana de enfermagem de 2013, onde o profissional pudesse receber um cuidado holístico, um momento de estado de relaxamento criando um ambiente onde o profissional pudesse sentir e de fato ser cuidado através dos benefícios do Reiki. Observando os bons resultados desta terapia, tanto pelos que receberam este cuidado, quanto por aqueles que aplicam o Reiki, a Divisão de Enfermagem estendeu as oficinas em 2014, realizando em vários momentos. Entre os 11 profissionais que se revezaram na aplicação da terapia, referiram sentimento de realização, paz, felicidade e grande segurança durante e após o procedimento. Os 200 receptores do Reiki verbalizaram ter sentido paz, relaxamento, tranquilidade, melhora do sono e do humor, além disso, retornaram ao trabalho com mais animo e estimulo.

PDF
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Geneci Maria Moreti, Elaine Pereira, Leonilda de Fatima Zani, Margarete Pereira Barela, Maria de Lourdes Ferreira, Márcia Araujo Souza, Sandra de Freitas, Sergiane C. Morais Hidalgo, Suelen Mara da Silva, Suse Mary Rosa da Cruz, Viviane C. Massruha Santaniello

Downloads

Não há dados estatísticos.