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Vivência do princípio 3R
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Palavras-chave

Sustentabilidade. Vivência. Proatividade. Ensino. Aprendiza- gem

Como Citar

CORRER, Adilson Roberto. Vivência do princípio 3R. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 196–196, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7170. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Projeto teve como objetivo estimular a interdisciplinaridade e a conscientização dos conceitos 3R, reduzir, reciclar e reutilizar. Através da metodologia de Ishikawa, 6M, o Técnico Mecânico mais um aluno de engenharia, bolsista, bolsa emergencial 40 horas, fizeram o mapeamento de processo do laboratório metalurgia, em formação, e na diluição dos seis fatores de Ishikawa identificaram uma ação para o mobiliário dos equipamentos em layout. Em vistoria no campus selecionaram-se páletes de madeira e sobras de placas de granito onde foi construída mesa especifica para fornos do laboratório. A dinâmica estabeleceu-se: a) através do levantamento de dados do contexto e identificação em um dos fatores do 6M e proposta de ação; b) montagem de um pré-projeto, em software “openproj”, com todos os direcionamentos do trabalho; c) execução do projeto com o detalhamento em desenho, em software pro-engineer, com analise em CAE, de cargas estáticas; d)   planilhas de custo do serviço; e) preparação do material e montagem do conjunto; f) entrega e montagem do “as-built”, como feito. Todos esses caminhos produziram uma salutar vivência entre a tríade professores, aluno e funcionário: reduzindo-se o tempo de espera na compra de mobiliário; reciclaram-se os conceitos de interdisciplinas na pratica de formação em engenharia e reutilizaram-se materiais e, além, caminhos de construção para uma faculdade top de linha. Uma satisfação geral: Professores com o laboratório funcionando; o aluno com agregação de conhecimento para sua formação e; o técnico com a oportunidade de fundamentar a prazerosidade de “ser UNICAMP”.

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Copyright (c) 2016 Adilson Roberto Correr

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