Banner Portal
Uma abordagem lúdica e sustentável: explorando o universo dos castelos
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade. Reciclagem. Contações de historias. Lúdico

Como Citar

EVANGELISTA PEREIRA, Danielle Alessandra et al. Uma abordagem lúdica e sustentável: explorando o universo dos castelos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 192–192, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7166. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

O presente projeto iniciou-se em março de 2013 no módulo Convivência 2 da Creche Área de Saúde – UNICAMP, com crianças na faixa etária entre 1 a 4 anos, no qual o interesse de um grupo de crianças em explorar o universo dos castelos desencadeou a identidade do mesmo e envolveu as outras turmas do módulo, resgatando todo o contexto dos contos de fadas aliado ao fator da sustentabilidade. Os recursos utilizados para a realização do projeto fluíram com as contações de histórias, teatro, maquetes e a construção de um castelo feito com caixas de leite, utilizando princípios de reciclagem e sustentabilidade na confecção do mesmo. Nesta proposta percebemos o quanto o fascínio pelo faz de conta agregou uma riqueza na ampliação do vocabulário, expressão corporal, e principalmente a conscientização das crianças do valor da reciclagem. Concluímos que é possível na Educação Infantil uma abordagem interdisciplinar sem perder a essência do lúdico de maneira criativa e envolvente.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Danielle Alessandra Evangelista Pereira, Gilmara da Cunha Pinto, Jane Gilda Pereira Salomão, Marcia Alves Correa, Maria Teresa Nascimento, Mariana Teotônio de Oliveira, Rosana Aparecida do Nascimento Souza Ram, Silvia Antonia Figueiredo Pereira, Valeria Maria de Almeida Silva Damaceno, Vania Mara Silva Ferreira, Wanessa Cristina Albieri Beraldo Benedito

Downloads

Não há dados estatísticos.