Banner Portal
Tratamento de tabagistas no ambulatório de substâncias psicoativas (aspa/tabagismo) no HC da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Tratamento. Dependência. Tabagismo. Estratégias. Perfil

Como Citar

SARTORI, R. M.; GONÇALVES TEIXEIRA, A.; PATRICIO, C. J.; HORI HIGA, C. M.; SOARES DE AZEVEDO, R. C. Tratamento de tabagistas no ambulatório de substâncias psicoativas (aspa/tabagismo) no HC da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 191–191, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7165. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

O tratamento do “ASPA/Tabagismo” no ambulatório de psiquiatria no HC da UNICAMP é realizado por uma equipe multiprofissional que recebe pessoas com encaminhamentos ou espontaneamente, que desejam parar de fumar. Utiliza a técnica de grupo motivacional onde o tabagista recebe esclarecimentos sobre a dependência da nicotina e seus malefícios e motivação para parar de fumar. Ao sentir-se preparado para enfrentar o tratamento é agendada uma triagem não médica para avaliação do grau de dependência por meio do teste de Fagerstrom, posteriormente uma triagem médica que vai definir o tratamento mais indicado para cada pessoa, sendo encaminhado para acompanhamento no grupo terapêutico que trabalhará durante todo o processo de cessação do tabagismo por meio de estratégias para lidar com as demandas(sinais de abstinências, pressões familiares e sociais). O paciente é acompanhado durante um ano após a abstinência, uma vez por mês no grupo motivacional. O objetivo desse trabalho é apresentar o perfil dos usuários que procuraram o serviço e realizaram o processo de tratamento no ano de 2012 e 2013 através de metodologia quantitativa.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosana Márcia Sartori, Angelica Gonçalves Teixeira, Cati Jorge Patricio, Celina Matiko Hori Higa, Renata Cruz Soares de Azevedo

Downloads

Não há dados estatísticos.