Relato de experiência a partir de práticas realizadas por aprimorandas de psicologia clínica na saúde reprodutiva da mulher no CAISM/UNICAMP

Autores

  • Roberta Espote CAISM/UNICAMP
  • Laise Potério dos Santos CAISM/UNICAMP
  • Mariana Gonçales Gerzeli Santos CAISM/UNICAMP
  • Nathália Correa Soares CAISM/UNICAMP
  • Paula Crivelenti e Castro CAISM/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7161

Palavras-chave:

Psicologia. Saúde da mulher. Ciclo gravídico puerperal

Resumo

O programa de Aprimoramento em Psicologia clínica na saúde reprodutiva da mulher objetiva contribuir para a ampliação do conhecimento teórico e prático do profissional da área da saúde. Na área da Psicologia Obstétrica, considerando ser o ciclo gravídico puerperal um evento nodal exigindo grande adaptação por parte da gestante e família, entende-se que a atuação do Psicólogo pode contribuir significativamente nessa vivência. Dentre as atividades que são realizadas no CAISM, encontra-se a assistência prestada as enfermarias de Patologia Obstétrica, que recebe pacientes com gestações patológicas, e Alojamento Conjunto, onde permanecem as díades mãe-bebê no puerpério imediato. A necessidade de atendimento psicológico é avaliada durante a visita médica ou encaminhada pelas equipes das enfermarias. É feito uma avaliação com a paciente para conhecer a sua demanda e condição emocional, e a intervenção é feita com o objetivo de auxiliá-la em suas dificuldades e diminuir sofrimentos, facilitando a sua adaptação. Também são feitas discussões sobre os casos com outros membros da equipe além de supervisão com as Psicólogas responsáveis pelo serviço. Percebe-se que o trabalho da Psicologia tem sido valorizado pela equipe que reconhece a sua importância e pelas pacientes que se sentem beneficiadas com um espaço de escuta acolhedora e, ao entrar em contato com os seus sentimentos, conseguem lidar melhor com suas dificuldades frente à gestação e/ou internação. Considerando que o conhecimento profissional é oriundo de uma prática eficaz e reflexiva concluí-se que o programa de aprimoramento tem alcançado seu objetivo de contribuir substancialmente para a formação dos Psicólogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

ESPOTE, R.; SANTOS, L. P. dos; GONÇALES GERZELI SANTOS, M.; CORREA SOARES, N.; CRIVELENTI E CASTRO, P. Relato de experiência a partir de práticas realizadas por aprimorandas de psicologia clínica na saúde reprodutiva da mulher no CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 187–187, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7161. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7161. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida