Resumo
Este trabalho foi desenvolvido durante o 1º semestre de 2014 no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto – CEPRE/FCM com jovens surdos. As aulas foram lecionadas em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta por cinco alunos surdos, com idades entre 20 e 39 anos, objetivaram a alfabetização em Língua Portuguesa. Para que o nosso objetivo fosse alcançado escolhemos um tema da atualidade, Copa do Mundo, dessa forma oportunizou aos jovens surdos se interarem de um acontecimento histórico do nosso país. Durante as aulas, foram repassadas informações sobre a Copa, como um importante campeonato de futebol, países participantes, prefixos matemáticos como bicampeão tricampeão para possibilitar a compreensão dos títulos ganhos pelos países que participam do mundial. Num primeiro momento apresentamos o mapa Mundi para que eles pudessem ter uma visão geral dos continentes e os países participantes da Copa. Em outro momento apresentamos em língua portuguesa e em LIBRAS os nomes dos países suas bandeiras, cultura, comidas típicas e vestimentas. A escrita da língua portuguesa por meio de atividades como: caça-palavras, palavras- cruzadas, ligar com linhas nomes e Bandeiras, sinais as bandeiras, nomes aos sinais. Como resultado do nosso trabalho os alunos demonstraram maior interesse para leitura e uma melhora considerável na escrita. A visão de mundo também foi ampliada, pois esses jovens surdos desconheciam as diferentes línguas de sinais e orais faladas nesses países, assim como as diferentes culturas.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Andrea da Silva Rosa, Jessica Pereira Careta